[weglot_switcher]

Polónia faz maior compra de armas da sua história para responder a ameaça russa

O negócio no montante de 3,84 mil milhões de euros foi realizado com a empresa norte-americana Raytheon e envolve a compra do sistema antimíssil Patriot.
28 Março 2018, 13h43

A Polónia assinou, esta quarta-feira, o maior acordo de armas da sua história ao comprar à norte-americana Raytheon o sistema de defesa antimísseis Patriot. O negócio envolve 4,75 mil milhões de dólares, o equivalente a 3,84 mil milhões de euros.

“É um momento extraordinário: a entrada da Polónia num mundo totalmente novo de tecnologia de ponta, armas modernas e meios defensivos “, afirmou o presidente do país Andrzej Duda, citado pela agência de notícias Reuters, durante a assinatura do contrato com os norte-americanos.

A Polónia, que é membro da NATO, tem vindo a fazer esforços para modernizar o seu arsenal militar após a anexação da Península da Crimeia na Ucrânia, em 2014, e a renovada afirmação militar e política da Rússia na região.

Dois terços do armamento polaco datam da época em que o país integrava o Pacto de Varsóvia, aliança militar liderada pela Rússia, antagonista da NATO.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.