[weglot_switcher]

Poluição no Tejo: Seis camiões-cisterna vão aspirar espuma

“Esta ação, embora não resolva o problema de poluição, visa reduzir o impacto visual e impede, sobretudo, que a poluição se desloque para jusante”, explica um comunicado do Ministério do Ambiente.
29 Janeiro 2018, 17h43

O ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, decidiu hoje manter a ordem dada no passado de destacar seis camiões-cisterna para aspirar a espuma acumulada no rio Tejo, junto ao açude de Abrantes.

“Esta ação, embora não resolva o problema de poluição, visa reduzir o impacto visual e impede, sobretudo, que a poluição se desloque para jusante”, explica um comunicado do Ministério do Ambiente.

Esse documento acrescenta que “na sequência deste procedimento, durante o fim-de-semana, foram realizados 13 transportes, o que corresponde a um volume aspirado de espuma de, aproximadamente, de 158 metros cúbicos”.

O comunicado do Ministério do Ambiente explica que a espuma aspirada foi encaminhada para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Nova da Barquinha, que procederá ao seu tratamento.

“Em função da capacidade de tratamento das ETAR poderá verificar-se, nos próximos dias, a necessidade de encaminhar espuma também para a ETAR do Gavião”, alerta o referido comunicado, sem especificar qual a previsão de espuma que ainda é necessário retirar do rio Tejo.

O Ministério do ambiente relembra ainda que, no passado domingo, dia 28, com o intuito de aumentar a produtividade, foi destacado um barco do Corpo de Bombeiro de Abrantes para proceder ao direcionamento da espuma para a zona de aspiração.

“No mesmo dia, verificou-se, a partir das 16 horas, que a espuma formada no local, Açude de Abrantes, resultava da normal agitação e oxigenação da água, apresentando menor densidade e coloração branca, pelo que os meios foram desmobilizados às 17 horas”, esclarece o comunicado.

“Paralelamente, foi efetuado o acompanhamento do caudal turbinado nas barragens do Fratel e Belver, em articulação com a EDP”, adianta o documento.

O Ministério do Ambiente acrescenta que, para monitorizar a qualidade da água do rio Tejo, foram, ontem (domingo), criados dois novos pontos de amostragem, a jusante do Açude de Abrantes e em Constância, tendo sido igualmente, aumentada a periodicidade de monitorização da qualidade da água, entre Perais e Belver, passando esta a ser diária.

No passado sábado, dia 27, foi iniciado, em Vila Velha de Rodão, o levantamento topo-hidrográfico, tendo já sido realizados 2,5 quilómetros.

“Hoje, os trabalhos estão a prosseguir, o que nos permitirá conhecer as zonas de deposição de sedimentos e realizar a limpeza do fundo do rio, de forma mais eficiente”, garante o comunicado do Ministério do Ambiente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.