[weglot_switcher]

Porque não se preparou Portugal para o crédito à habitação com taxa fixa?

Infelizmente, não podemos aliviar as famílias que estão a sofrer em Portugal” – Christine Lagarde, conferência de imprensa da reunião do BCE, 3 de maio 2023

As taxas de juro continuam a subir e, apesar das leituras que dão conta de que a pior fase da subida de taxas já passou, o impacte sobre os rendimentos das famílias tem sido significativo, e assim deverá continuar durante mais algum tempo. Em menos de um ano, a Euribor a seis meses passou de valores negativos para valores acima dos 3,7%, o que significa que para casos de contratos de crédito a 30 anos as prestações mensais, dependendo do prémio de risco (ou spread), podem ter subido mais de 60% nas revisões de taxa.

Este ciclo de acentuadas subidas das taxas de juro segue-se a cerca de sete anos de taxas nulas, ou negativas, neste indexante, criando uma falsa sensação de segurança financeira relativamente a esta questão. Este tempo seria mais que suficiente para virar o paradigma em Portugal, para passarmos a olhar para um sistema com maior peso de créditos de taxa de juro fixa, em detrimento do atual sistema com taxa juro variável.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor


RECOMENDADO

Meio século depois, reformar Abril

A democracia é um corpo vivo que não pode correr o risco de se tornar percebido como um sistema obsoleto e incapaz de lidar com os desafios do presente. Nos 50 anos do 25 de Abril, urge criar um novo pacto que permita unir os portugueses em torno de uma agenda para o país.

Diogo Ramada Curto é o novo diretor-geral da Biblioteca Nacional de Portugal

A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, nomeou o Historiador e Professor Catedrático Diogo Ramada Curto para o cargo de diretor-geral da Biblioteca Nacional de Portugal.
Premium

Neste ‘clube’ manda o design inspirado no futebol

O futebol fintou-lhe o sonho, mas Miguel Soares continua a ver neste desporto a sua fonte de inspiração e resiliência. Quem disser o contrário, é porque não conhece a BYMS.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.