[weglot_switcher]

Porto de Lisboa cresceu 20% nos primeiros dois meses de 2017

Nestes primeiros dois meses, o porto liderado por Lídia Sequeira registou um crescimento “exponencial” de 181% no tráfego fluvial no Tejo face ao período homólogo de 2016.
21 Março 2017, 16h49

O movimento de mercadorias no Porto de Lisboa cresceu mais de 20% nos dois primeiros meses deste ano, face ao período homólogo de 2016.

Segundo um comunicado da APL – Administração do porto de Lisboa, esta tendência vem “afirmando uma assinalável recuperação da carga global movimentada no porto”.

“Para este resultado contribuíram fortemente os segmentos de granéis e contentores com índices de crescimento homólogo da tonelagem total movimentada de 22% e 14%, respetivamente”, explica o referido comunicado da APL.

No que respeita ao segmento de granéis, destaca-se o crescimento homólogo de 60% nos granéis líquidos (líquidos) e de 12% nos granéis sólidos (carvão, cimento, cereais, etc) no movimento acumulado de 2017.

Observando o comportamento da carga contentorizada nos primeiros meses de 2017, a movimentação de TEU, medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento, continua a recuperar, com um crescimento de 15% em relação a 2016.

Uma área em grande crescimento foi o tráfego fluvial de mercadorias, considerado uma “oferta modal essencial para a competitividade do porto de Lisboa” pela APL.

Nestes primeiros dois meses, registou-se um crescimento “exponencial” de 181% face a 2016, tendo contribuído para este resultado as mercadorias colza, soja e milho que são transportadas do terminal de granéis alimentares da Trafaria para o terminal de Alhandra e para o terminal de granéis alimentares do Beato.

Importa salientar que nos dois primeiros meses a carga embarcada no porto de Lisboa, incluindo a carga de exportação, aumentou cerca de 7% face a 2016.

No que respeita ao número de navios de carga e a respetiva arqueação bruta, registaram um crescimento homólogo de 12% e 13% respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.