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Porto: Afluência aos postos de turismo do Porto cresce 60% em dois anos

A afluência aos postos oficiais de turismo do Porto, segundo avança agora a ATP, tem vindo a crescer ano após ano, tendo ultrapassado, em 2016, a marca histórica do meio milhão de visitantes.
11 Julho 2017, 07h25

Segundo os dados recolhidos pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), nos últimos dois anos registou-se um aumento de cerca de 60% no número de turistas que recorrem aos postos oficiais de turismo do Porto para obter mais informações sobre a cidade.

A associação vem também sublinhar que, quando comparados os segundos trimestres desde 2015, verifica-se que a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015.

No que respeita à origem dos turistas que procuram os postos, os primeiros cinco lugares são ocupados pela França, Espanha, Portugal, Reino Unido e, por fim, Alemanha. No entanto, analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP, é possível constatar que no top 10 encontram-se já quatro países não-europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá.

Sobre estes dados, Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da ATP, salienta que demonstram “a menor dependência de mercados considerados maduros, o que revela o lugar de destaque que a Região Porto e Norte de Portugal tem atualmente no panorama internacional do turismo”. Sobre a estratégia de acolhimento, o responsável afirma que têm apostado, sobretudo, na “promoção de áreas fora do centro histórico da cidade, retirando a pressão da Baixa do Porto, uma vez que acreditamos no potencial de outros locais fantásticos, aos quais os reviews e publicações de turismo poderão dedicar menos atenção”.

Atendimento a 360 graus

Segundo a ATP, desta análise, importa ainda reter que, para além do incremento significativo na quantidade, também o nível de satisfação dos turistas com a qualidade do acolhimento nos postos tem sido muito favorável. O estudo aponta que 45% dos inquiridos classificaram a receção como excelente e 41% indicaram que superou todas as expectativas. Também a classificação dos serviços de apoio nacionais no Google (4,5 estrelas em 70 reviews) e no TripAdvisor comprovam a unanimidade da perceção.

Diante destes resultados, Filipe Ortigão Guimarães assegura que se traduzem em “novos desafios”, os quais, “obrigam a crescer e a melhorar, pelo que nos preocupamos em fazer um acompanhamento a 360 graus a todo o percurso do turista, desde o planeamento, onde o apoiamos por chat, à receção e estadia, onde os postos de turismo dão resposta às suas necessidades atuais. Apenas em 2016, assistimos, via chat, 35.836 turistas, o que representa um crescimento de 16% face a 2015. Para dar resposta e garantir um serviço de qualidade, apostamos, por isso, nos recursos humanos, aumentamos as formas de contacto, alargamos horários e dispomos de wi-fi gratuito”.

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