[weglot_switcher]

Portugal administrou um milhão de vacinas na semana passada

“Este foi um esforço adicional feito para reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país”, adianta a ‘task force’.
  • Vacinação em Portugal. José Coelho/Lusa
12 Julho 2021, 16h03

Portugal administrou um total de um milhão de vacinas contra a Covid-19 na semana passada, superando a estimativa inicial de 850 mil inoculações, revela a task force para o plano de vacinação esta segunda-feira.

Entre 5 e 11 de julho, os centros de vacinação procederam à administração de um milhão de vacinas aos residentes em Portugal Continental, tendo-se verificado um “ritmo de vacinação excecionalmente elevado em função da grande disponibilidade de vacinas e da decisão de antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca”.

“Este foi um esforço adicional feito para reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país”, adianta a task force em comunicado.

O grupo responsável pela vacinação dos portugueses adianta que o sucesso deve-se “à entrega de todos os envolvidos neste complexo processo, desde os cerca de 4.700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades que colaboram em cada centro de vacinação, ao empenho das ARS, da SPMS (agendamento) e do SUCH (distribuição de vacinas)”.

Além dos profissionais de saúde, a task force agradece a “vontade, compreensão e tolerância” dos portugueses por mostrarem ser “exemplares de responsabilidade e civismo”.

Na passada sexta-feira, Portugal atingiu a meta de 70% da população adulta vacinada com, pelo menos, uma dose contra a Covid-19. Esta meta foi atingida antecipadamente, uma vez que as previsões apontavam que o objetivo fosse alcançado em agosto, dado o elevado ritmo de vacinação que tem acontecido nos últimos dias.

De relembrar que o Governo e a task force aumentaram o ritmo de vacinação devido a Portugal Continental estar atualmente a enfrentar a quarta vaga do vírus SARS-CoV-2 causada pela variante delta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.