[weglot_switcher]

Portugal assina memorando com a Organização Mundial de Turismo

Portugal vai assinar hoje um acordo para se tornar parceiro da OMT e marcar a adesão ao Ano Internacional do Turismo Sustentável.
7 Fevereiro 2017, 07h15

O Governo assina hoje, 7 de fevereiro, o memorando de adesão ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, da iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas e da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A cerimónia vai decorrer em Lisboa, no hotel Porto Bay Liberdade, pelas 15 horas, e será presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e pelo secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

O Programa REVIVE e o ‘Portuguese Trails’ serão alguns dos projetos da iniciativa do Ministério da Economia e da Secretaria de Estado do Turismo certificados pela OMT, no âmbito do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento visa apoiar uma mudança nas políticas, práticas empresariais e comportamento dos consumidores, por forma a tornar o setor do turismo mais sustentável nos planos económico, social e ambiental.

A cerimónia de hoje conta ainda com a intervenção do CEO do World Travel & Tourism Council, David Scowsill, que acompanha a visita oficial a Portugal do secretário-geral da OMT.

No âmbito desta visita, Taleb Rifai participa ainda em duas iniciativas do Programa Turismo 4.0: o seminário de Empreendedorismo & Inovação no Turismo, que já decorreu ontem; e o Open Kitchen Lab (para hoje), iniciativas que decorrem ambas na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e que contam com a participação de várias ‘startups’ do setor.

“Portugal é, neste domínio, considerado um exemplo de excelência pelo Programa Turismo 4.0, que esteve entre os finalistas dos Prémios de Inovação em Investigação e Tecnologia da OMT, e que visa apoiar ‘startups’ nas áreas de viagens e turismo, fomentando o empreendedorismo e o ecossistema de inovação em Portugal”, destaca um comunicado do TP – Turismo de Portugal.

O setor do turismo estará também em foco esta manhã, com a apresentação do estudo de impacto macroeconómico da cidade e da região de Lisboa, elaborada pela Deloitte, numa iniciatva da ATL – Associação de Turismo de Lisboa.

Em paralelo, será apresentado um estudo de opinião dos residentes sobre o turismo na capital portuguesa, da Intercampus.

Ambas as iniciativas vão contar com a presença de Vitor Costa, diretor-geral da ATL, e dos representantes técnicos da Deloitte e Intercampus, entidades responsáveis pela realização dos dois estudos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.