[weglot_switcher]

Portugal deverá receber primeiros refugiados afegãos ainda este mês, garante Governo (com áudio)

Depois de Santos Silva adiantar que Portugal deverá receber até 50 refugiados afegãos, o ministro da Defesa anuncia agora que os primeiros civis aterram no país ainda este mês.
19 Agosto 2021, 12h37

Depois do ministro dos Negócios Estrangeiros ter anunciado que Portugal está preparado para receber 50 refugiados afegãos, o ministro da Defesa anunciou, esta quinta-feira, que os primeiros civis daquele país deverão começar a chegar este mês. Em causa está a tomada de poder das forças talibãs que pretendem formar um governo depois de terem conquistado Cabul, no passado domingo.

Em declarações aos jornalistas, João Gomes Cravinho fala em “bastantes milhares de afegãos” que estão neste momento a fugir à escalada de violência no país e que é fundamental, nos próximos dias, “assegurar que possam sair, junto com as suas famílias, em segurança”.

Questionado sobre quando é que Portugal poderá receber refugiados, o ministro respondeu que poderá ser nas próximas semanas. “Isso está a ser trabalhado no seio da NATO, da União Europeia, não há uma resposta definitiva, mas apontaria para ainda este mês de agosto”.

Embora ainda sem uma data definida para receber os primeiros afegãos, o “Governo está muito empenhado” no processo de receber os refugiados deste país, fez notar. O responsável garantiu ainda que “o Governo está muito empenhado, muito coordenado, nas suas diferentes áreas de intervenção para poder receber aqueles que forem definidos nos próximos dias”.

Nas suas declarações de quarta-feira, Santos Silva garantiu ainda que, Portugal, assim como outros Estados-membros da União Europeia, irão acolher um maior número de refugiados. Bruxelas já confirmou, através do seu Alto Representante para a Política Externa que a União Europeia vai receber entre 380 e 400 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.