[weglot_switcher]

Marcos Soares Ribeiro: “Portugal está no momento de viragem”

O Diretor Santander Universidades Portugal falou à Start Up Magazine durante o SPIN2016.
30 Setembro 2016, 08h10

A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento económico e o papel fulcral das universidades nesta matéria foram os principais pontos da conversa de Marcos Soares Ribeiro, diretor do Santander Universidades Portugal, com a Start Up Magazine, durante o SPIN2016.

Marcos Soares Ribeiro considera que, nesta matéria, “Portugal está no momento de viragem”, e que “dentro de alguns anos vai dar um salto para outro patamar”.

“Começa a haver um ecossistema alinhado para potenciar esse fenómeno do empreendedorismo”, mas há, ainda, um caminho “intenso” a percorrer, com a necessidade de se pôr em prática muitas outras iniciativas.

E vai mais longe ao explicar que o banco Santander não pretende ser um mero financiador, mas sim criar aos estudantes as condições necessárias para se lançarem no empreendedorismo.

“Queremos apoiar as pessoas a dar o salto, que é o mais difícil. Já há muitas situações de financiamento. A maior dificuldade está na falta de capacitação para um empreendedorismo eficaz” defende este responsável, lembrando a importância para a economia.

De acordo com Soares Ribeiro, o Santander direcionou a sua política de sustentabilidade social para as universidades, através de bolsas de estudo, concursos, prémios, aposta em projetos integrados e no empreendedorismo, salientando o impacto que estas instituições têm na sociedade. “As universidades fazem a diferença pelas pessoas que formam”.

“A competência do empreendedorismo pode ser aplicada na vida profissional a vários níveis. As grandes organizações precisam de pessoas empreendedoras, com ideias. E as universidades já perceberam a importância de transmitir determinadas competências. Mas precisam do seu tempo de adaptação”, conclui o responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.