[weglot_switcher]

Portugal está no pico do calor. Saiba como proteger-se

Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos. O leite e o iogurte também são bons aliados da hidratação.
24 Julho 2020, 07h45

Beber muita água, fazer refeições ligeiras e procurar lugares frescos são algumas das dicas que podemos oferecer para refrescar a todos os consumidores.

É fundamental hidratar o organismo. Mesmo aqueles que parecem não ter sede ou transpirar pouco, como os idosos, devem esforçar-se por beber água.

E quando não se “gosta” de água, como dizem frequentemente os mais novos? As águas aromatizadas são uma excelente forma de dar um sabor diferente e agradável à água.

A versão comercial destas águas, além de dispendiosa, pode conter aditivos alimentares e açúcar.

Por isso, mãos à obra e prepare a sua própria água aromatizada. Pode adicionar fruta cortada e/ou juntar hortícolas, com um toque especial com ervas aromáticas e até especiarias.

Sugestões refrescantes e saborosas:

  • água com canela e maçã cortada em meias luas;
  • água de pepino e limão;
  • água de morangos com hortelã;
  • água com laranja cortada e anis;
  • água com framboesas e mirtilos;
  • água de abacaxi e folhas de menta;
  • água de limão e gengibre.

Os chás e as infusões podem ser bebidos frios ou gelados no verão e preparados lá em casa. Uma das vantagens de os beber é poder optar por uma grande variedade de sabores. Se tiver de controlar a quantidade de cafeína que ingere diariamente, é importante estar atento aos seus teores em algumas infusões, como o chá preto ou o chá verde.

Quanto às refeições, aligeire! Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos. O leite e o iogurte também são bons aliados da hidratação.

Opte, por exemplo, pela sopa, que é uma ótima forma de se hidratar e de iniciar as refeições. Evite refeições pesadas, com alimentos gordos e bebidas alcoólicas, pois demoram mais tempo a digerir.

Divirta-se com segurança neste Verão!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.