[weglot_switcher]

Portugal preocupado com decisão dos EUA de transferir Embaixada em Israel para Jerusalém

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defende que devem ser evitadas quaisquer tomadas de posição unilaterais que fragilizem os esforços em prol solução dos dois Estados, baseada na coexistência pacífica, lado a lado, de Israel e da Palestina.
7 Dezembro 2017, 15h25

O Governo português vê com “muita preocupação” a decisão tomada pelos EUA de transferir para Jerusalém a sua Embaixada em Israel, defende o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado, o ministro Augusto Santos Silva recorda que Portugal é defensor da solução dos dois Estados, baseada na coexistência pacífica, lado a lado, de Israel e da Palestina.

“Esta é a única solução possível para a questão israelo-palestiniana. O estatuto da cidade de Jerusalém é central na resolução desta questão”, frisa o governante, realçando que  o Executivo português entende, assim, que devem ser evitadas quaisquer tomadas de posição unilaterais que “fragilizem os esforços em prol daquela solução”.

O comunicado termina com a garantia do ministro dos Negócios Estrangeiros de que Portugal manterá a sua representação diplomática em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo o qual o estatuto de Jerusalém deve ser definido entre israelitas e palestinianos, no quadro das negociações sobre o Processo de Paz no Médio Oriente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.