[weglot_switcher]

Portugal recebe prémio pela qualidade da experiência 5G em Lisboa

O MedUX Best 5G QoE Award reconhece valor na experiência dos utilizadores com redes 5G, assim como serviços de dados e over-the-top (OTT), acessibilidade, jogos e velocidade de upload 5G. O presidente da Anacom e deixou a garantia de que a avaliação em causa corrobora os estudos já feitos.
28 Fevereiro 2023, 17h49

Portugal foi esta terça-feira distinguido com o MedUX Best 5G QoE Award, que premeia a qualidade da experiência dos utilizadores das redes 5G, neste caso respeitante à cidade de Lisboa. A cidade ficou na primeira posição no que diz respeito a qualidade da experiência, serviços de dados e over-the-top (OTT), acessibilidade, jogos e velocidade de upload (carregamento) com rede móvel de quinta geração (5G).

O prémio foi atribuído na sequência de uma análise realizada pela MedUX, empresa multinacional que trabalha com a monitorização e medição da experiência dos utilizadores e entregue a João Cadete de Matos, presidente do conselho de administração da Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações), na Mobile World Conference 2023, que decorre na cidade de Barcelona, em Espanha.

O responsável sublinhou a importância que a distinção tem para Portugal e para os operadores portugueses, deixando clara a relevância que análises como esta têm para os reguladores que fazem as suas próprias análises.

“Os nossos estudos confirmam estes dados e não apenas em Lisboa, na capital. Fazemos estudos em todos os concelhos e hoje temos 5G em 98% dos concelhos portugueses, o que é muito importante”, destacou João Cadete de Matos, citado num comunicado divulgado pelo regulador das comunicações

No evento, que decorre até dia 2 de março, esteva também presente Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.