[weglot_switcher]

Portugal tem 12 casos da variante indiana com a mutação nepalesa

À “SIC Notícias” o investigador do Instituto Dr. Ricardo Jorge, João Paulo Gomes explicou a nova estirpe é “uma das pequeninas variantes dentro da variante indiana que tem uma mutação”.
4 Junho 2021, 09h38

Foram identificados 12 casos da apelidada variante nepalesa em Portugal. À “SIC Notícias” o investigador do Instituto Dr. Ricardo Jorge, João Paulo Gomes explicou a nova estirpe é “uma das pequeninas variantes dentro da variante indiana que tem uma mutação. Uma mutação que, naturalmente, merece vigilância porque está localizada na região do vírus associada à ligação às nossas células”.

Segundo o investigador “esta mutação não é nova: caracteriza também todos os casos da variante de África do Sul”. “É mais uma e agora é uma repetição que já vimos anteriormente”, completa.

Sobre a decisão do Reino Unido de tirar Portugal da sua lista verde de viagens, João Paulo Gomes sublinhou que “É com muita estranheza que nós recebemos estas notícias porque a variante indiana no nosso país está a 4,8% – não atinge ainda os 5%. É um panorama muitíssimo diferente daquele que se vive no Reino Unido. E devo dizer que nós contamos, dentro da variante indiana, apenas 12 casos onde esta mutação adicional foi detetada”.

Portugal era o único país da União Europeia (UE) na “lista verde”, que isenta os viajantes de quarentena no regresso a território britânico, em vigor desde 17 de maio. No entanto, o Reino Unido decidiu retirar Portugal dessa lista, uma medida a vigorar a partir de terça-feira às 4h00.

A decisão abalou o sector do turismo português que esperava uma recuperação motivada pelos britânicos. Em reação à decisão do executivo de Boris Johnson, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins considerou, à agência “Lusa”, que “é uma decisão lamentável do Governo britânico e que nos provoca novamente um grande balde de água fria. Portugal, segundo todos os rácios, designadamente do ECDC [Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças], regista 65 casos [de covid-19], por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Só há três países assim na União Europeia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.