[weglot_switcher]

Portugal vai reforçar número de testes ao vírus: “Não o vamos fazer sem critério”, alerta INSA

O investimento do SNS neste programa é superior a 8 milhões de euros. O diretor do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando Almeida, esclareceu que a meta não é “fazer testes avulsos”, mas “aumentar a capacidade de resposta à doença Covid-19.
24 Agosto 2020, 14h10

Portugal investir na testagem ao novo coronavírus, mas o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) alertou esta segunda-feira que não o fará “sem critério”. O objetivo do Governo, por via da expansão da capacidade laboratorial, é o de que mais do que duplicar a capacidade de 10 mil testes diários para 22 mil.

O investimento, aprovado a 10 de agosto, é de 8,4 milhões de euros e está previsto no Programa de Estabilização Económica e Social. A operacionalização técnico-científica deste programa está a cardo do INSA. “Este aumento da capacidade insere-se claramente naquilo que é a capacidade que nós vamos reforçar de responder às questões e de estarmos mais bem apetrechados em relação à fase do diagnóstico”, explicou o diretor do instituto, em conferência de imprensa.

Fernanda Almeida esclareceu hoje que à imprensa o intuito não é “fazer testes avulsos”, mas “aumentar a capacidade de resposta, fazendo com que a diminuição do tempo de resposta seja uma realidade”, atendendo aos princípios da complementaridade, da subsidiariedade e o da facilitação do acesso. “Isto é importante para que os serviços de saúde pública locais possam atuar mais rapidamente”, referiu.

O secretário de Estado da Saúde disse que nas regiões do Alentejo e do Algarve prevê-se um aumento da capacidade de testagem superior a 400%. “Portugal é hoje um dos países que mais testes por 100 mil habitantes faz na Europa”, reiterou António Lacerda de Sales aos jornalistas.

Desde o início da pandemia, Portugal registou um total de 55.720 casos confirmados da Covid-19, mais 123 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta tarde. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.801, registando-se cinco vítimas mortais nas últimas 24 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.