[weglot_switcher]

Portuguesa Elvira Fortunato vence Horizon Impact Award 2020

A inovação da cientista e Vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa permitiu desenvolver o primeiro écran produzido com materiais sustentáveis, já comercializado por diversas empresas.
  • Foto: European Inventor Award 2016
    Foto: European Inventor Award 2016
23 Setembro 2020, 08h45

Elvira Fortunato, cientista e Vice-reitora da Universidade NOVA, é a vencedora do prémio europeu “Horizon Impact Award 2020”, anunciou esta quarta-feira, 23 de setembro, a Comissão Europeia no decorrer do encontro anual de investigação e inovação “European Research and Innovation Days”, que devido à pandemia se realiza em formato online.

A inovação de Elvira Fortunato permitiu desenvolver o primeiro écran produzido com materiais sustentáveis, já comercializado por diversas empresas. Trata-se de uma nova área tecnológica ao serviço de diferentes indústrias, como a impressão a jato de tinta ou os diagnósticos médicos inteligentes.

“Invisible” foi desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em parceria com a tecnológica Samsung.

Este prémio representa um reconhecimento do trabalho de investigação numa área pioneira a nível europeu e gostaria de o dedicar à melhor equipa do mundo: CENIMAT|i3N, congratulou-se Elvira Fortunato.

“Horizon Impact Award 2020” distingue os projetos financiados pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, cujos resultados criaram impacto social na Europa e no mundo. “Invisible” foi o único projeto português a chegar aos 10 finalistas.

European Research and Innovation Days, que se iniciou ontem e termina amanhã, é o principal acontecimento anual da Comissão Europeia na área da investigação e inovação e junta decisores políticos, investigadores, empresários e o público num debate amplo sobre o futuro do setor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.