[weglot_switcher]

Portuguesa LxBio Pharmaceuticals faz roadshow para financiar investimento de 60 milhões em nova fábrica

“O objetivo é concretizar um projeto estruturante, para levar bastante mais longe o esforço de desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos [por empresas portuguesas]”, afirmou o presidente executivo da empresa, Miguel Garcia, ao Jornal Económico.
24 Novembro 2021, 07h30

A farmacêutica portuguesa LxBio Pharmaceuticals está a fazer um roadshow para captar financiamento para o investimento de 60 milhões de euros para a construção de uma unidade para desenvolvimento e fabrico de medicamentos biológicos em Portugal.

A unidade será construída no concelho de Oeiras, empregará cerca de 100 pessoas e terá capacidade para investigação, desenvolvimento, mas também produção de medicamentos.

“O objetivo é concretizar um projeto estruturante, para levar bastante mais longe o esforço de desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos [por empresas portuguesas]”, afirmou o presidente executivo da empresa, Miguel Garcia, ao Jornal Económico (JE). “Queremos explorar competências de desenvolvimento late stage [últimas fases de ensaios clínicos] e fazermos a produção e comercialização destes medicamentos biológicos a nível global”, acrescentou.

O roadeshow está a ser feito a nível internacional. Em Portugal, a  LxBio Pharmaceuticals está a candidatar-se a fundos europeus, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência.

A LxBio Pharmaceuticals resulta de uma associação entre a biofarmacêutica portuguesa Technophage, especializada no desenvolvimento de “novas moléculas biológicas em diversas áreas terapêuticas”, e a IBV – Innovation Bio Ventures, especializada no apoio ao “desenvolvimento e investimento em early stage” de produtos de saúde de biotecnologia.

Fast Track nos EUA

A LxBio Pharmaceuticals continuará, primeiro, o desenvolvimento de produtos que resultam a atividade da Technophage, mas Miguel Garcia admite também parcerias com outras empresas.

Do portfólio de produtos que a LxBio Pharmaceuticals pretende desenvolver destaca-se o fármaco TP 102, para tratamento das infeções do pé diabético, que foi o primeiro fármaco português a ter uma autorização da Food & Drug Administration (FDA), a autoridade reguladora norte-americana para medicamentos, para fazes testes clínicos nos Estados Unidos da América.

A este fármaco foi atribuída uma designação de “Fast Track” pela FDA, “que implica o reconhecimento por parte desta agência regulamentar de uma terapia altamente inovadora e que vai de encontro a uma necessidade que ainda não está atendida pela indústria farmacêutica”, explica a empresa portuguesa.

Os testes estão de fase II estão a ser desenvolvidos, nesta altura, em Israel, e a LxBio Pharmaceuticals pretende comercializar o novo fármaco em 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.