[weglot_switcher]

Portugueses esperam gastar em média 211 euros com os presentes de Natal

Em relação ao ano passado, as intenções de gasto dos portugueses desceram 12%. Ainda assim, este é um dos valores mais elevados desde 2011.
7 Novembro 2016, 13h36

Os consumidores portugueses tencionam gastar, em média, 211 euros nos presentes de Natal. Os dados são do Observador Cetelem que prevê uma intenção de poupar em compras em relação ao ano passado por parte dos portugueses.

O “Estudo sobre as intenções de consumo dos portugueses no Natal” mostra que, comparativamente com o ano passado, são menos 30 euros que os consumidores fazem intenção de gastar este Natal. Ainda assim, este é o segundo valor mais elevado dos últimos seis anos, lembra o Observador Cetelem.

Para um quarto dos inquiridos, poupar é a palavra de ordem para este ano, embora 80% dos consumidores admita que o seu poder de compra se manteve face ao ano anterior e continuará a manter-se em 2017.

Acompanhando esta tendência de poupança, o preço médio do presente mais caro que os portugueses tencionam comprar este ano é de 53 euros, quando no ano passado era de 61 euros. Já o presente mais barato passa dos 32 euros para os 26 euros. O gasto médio por pessoa situa-se agora nos 37 euros, bem abaixo dos 43 euros registados em 2015.

A quase dois meses da época natalícia, 5% dos inquiridos admite já ter iniciado a compra dos presentes, sendo que 31% esperam a chegada das duas últimas semanas para se dedicarem às compras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.