[weglot_switcher]

Portugueses depositaram menos 1,4 mil milhões de euros nos bancos em agosto

A análise do Banco de Portugal nota que os portugueses pouco efetuaram depósitos à ordem, apostando mais nos depósitos a prazo, no mesmo mês em que terminaram as férias.
27 Setembro 2023, 12h58

Os depósitos bancários recuaram 1,4 mil milhões de euros em agosto face ao mês anterior. No final do mês passado, o stock de depósitos de particulares nos bancos portugueses totalizava 174,8 mil milhões de euros.

Os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quarta-feira, 27 de setembro, notam uma queda no tradicional mês de férias, depois de dois meses consecutivos em crescimento.

O BdP assume que os depósitos à ordem foram os que mais contribuíram para esta evolução, tendo apresentado uma redução de 2,3 mil milhões de euros. Já os depósitos a prazo aumentaram 0,8 mil milhões de euros.

Face ao ano passado, os depósitos de particulares caíram 3,5%.

“No final de agosto de 2023, os depósitos à ordem e os depósitos a prazo representavam, respetivamente, 47% e 53% do montante total de depósitos (o que compara com 49% e 51%, no final de agosto de 2022)”, escreve o BdP na sua nota.

Em oito meses, os depósitos à ordem reduziram-se em 8,7 mil milhões de euros. Este é um valor que contrasta com o aumento sentido no mesmo período de 2022, onde os portugueses depositaram 6 mil milhões de euros.

Já os depósitos das empresas totalizavam, no final de agosto, 66 mil milhões de euros, um acréscimo de 1,9 mil milhões de euros do que em julho. Em relação a agosto de 2022, estes depósitos apresentaram um crescimento de 2,2%, depois dos 1,7% em julho.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.