[weglot_switcher]

Preço do cabaz alimentar cai em maio. Valor continua acima de 2022

O preço do cabaz alimentar ficou nos 217,60 euros em maio, uma queda de 2,32% em relação ao mês anterior. Ainda assim, o mesmo cabaz está 5,64% mais caro do que em igual período do ano passado.
1 Junho 2023, 13h19

O preço do cabaz alimentar composto pela Deco Proteste desceu em relação a abril. Trata-se de uma quebra de 2,32% no mês de maio face ao anterior, em muito devido à descida abrupta do preço do peixe.

Em termos anuais, e apesar do IVA Zero estar em vigor, o cabaz alimentar continua a superar o valor do período homólogo. Em comparação com maio de 2022, o preço do cabaz está 5,64% mais caro este ano.

No mês em análise, o preço do cabaz alimentar fixou-se nos 217,60 euros, uma valor abaixo da análise anterior, que data de 25 de maio, onde o mesmo cabaz estava a 220,09 euros.

De acordo com uma análise da Deco Proteste, o preço do peixe desceu 4,07 euros num mês, enquanto o preço da carne apresentou uma descida muito ligeira, na ordem dos 0,06 euros (seis cêntimos).

Os artigos de mercearia (pão, azeite, óleo e massas) verificaram uma descida de 0,30 euros em relação a abril, sendo que o preço dos congelados caiu 0,75 euros e das frutas e legumes caíram 0,06 euros.

Nesta mesma análise, os laticínios foram os únicos produtos a aumentar o preço. Os produtos derivados do leite viram os preços subir 0,05 euros (cinco cêntimos).

De relembrar que o IVA Zero está em vigor, o que retira a taxa IVA a um conjunto de 46 produtos nos supermercados e mercados nacionais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.