[weglot_switcher]

Preços das casas na zona histórica de Lisboa subiram 2,9% no primeiro semestre

Esta subida contraria os dados do ano passado, quando se registou uma variação semestral praticamente nula no primeiro semestre, a que se seguiu uma descida de 3,8% no segundo semestre de 2019.
27 Agosto 2020, 12h50

Os preços das casas no centro histórico de Lisboa aumentaram 2,9% no primeiro semestre de 2020 face ao semestre anterior, segundo indica o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, divulgado pela Confidencial Imobiliário esta quinta-feira, 27 de agosto.

Esta subida contraria os dados do ano passado, quando se registou uma variação semestral praticamente nula no primeiro semestre, a que se seguiu uma descida de 3,8% no segundo semestre de 2019, colocando, pela primeira vez em cinco anos, a evolução dos preços neste território em terreno negativo.

Estes dados dizem respeito ao comportamento dos preços de transação de imóveis realizados no centro histórico da cidade composto pelas freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia e São Vicente.

De acordo com a Confidencial Imobiliário, numa perspetiva de longo-prazo, os preços no centro histórico “mantêm-se em terreno negativo, com uma variação homóloga de -1,1% no primeiro semestre de 2020”, o que revela uma melhoria face ao semestre anterior, quando este indicador se encontrava nos -3,4%, mostrando uma descida na valorização homóloga que se mantinha desde 2015 em níveis bastante expressivos que chegaram a superar os 20% em várias ocasiões.

“Não obstante esta queda mais recente, o anterior ciclo de forte valorização levou a que os preços no Centro Histórico registem uma subida acumulada de 140% face a 2008”, indica a Confidencial Imobiliário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.