[weglot_switcher]

Preços dos combustíveis recuaram no segundo trimestre do ano

Relatório da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) mostra que tanto os preços da gasolina 95, como o gasóleo e o GPL tiveram os seus preços reduzidos no segundo trimestre do ano em comparação com o trimestre anterior.
12 Julho 2017, 16h52

Os preços dos combustíveis caíram no segundo trimestre deste ano entre 1,8 e 5,2% em relação ao trimestre precedente. O GPL foi o que registou o maior recuo nos preços médios de venda ao público (PMVP), enquanto a Gasolina 95 continua a ser o produto petrolífero em que a maior parcela dos preços são impostos.

Numa nota enviada às redações, a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), que é constituída por empresas como a BP, Cepsa, Petrogal, Repsol e Shell, revela que tanto a gasolina 95, como o gasóleo e o GPL viram os seus preços serem reduzidos em comparação com o trimestre anterior. O preço da gasolina 95 recuou 1,8%, acompanhado pelo gasóleo (-3,7%) e GPL (-5,2%).

No entanto, se tivermos em conta a tendência homóloga, os preços da gasolina 95 subiram 3,4% face ao segundo trimestre do ano passado. O mesmo acontece com o gasóleo, cujo preço registou uma subida de 7,1%, e o GPL que aumentou 9,5%, sendo esta a maior subida registada nos combustíveis em termos homólogos.

Em relação à carga de impostos aplicados aos combustíveis, o relatório mostra que neste segundo trimestre do ano 63,48% do preço da gasolina 95 cobrada aos consumidores eram impostos (IVA mais ISP), mais 0,82% em comparação com o trimestre passado.

O relatório mostra ainda que a carga tributária imposta ao gasóleo foi no segundo trimestre deste ano 56,89% face aos 55,48% aplicados no primeiro trimestre (mais 1,41%), enquanto no GPL o aumento foi de 1,24%, de 41,16 para 42,40%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.