[weglot_switcher]

Preços médios das casas aumentaram 3,5% no primeiro trimestre do ano

Este valor representou também um crescimento no preço médio do m2 que se fixou nos 2.094 euros.
7 Abril 2022, 17h18

O preço médio das casas em Portugal verificou um aumento de 3,5% no primeiro trimestre de 2022, o que fez por consequência subir o valor do preço médio do m2 que se fixou nos 2.094 euros, de acordo com as contas feitas pelo ‘Doutor Finanças’, em parceria com a plataforma de inteligência artificial para o sector imobiliário, ‘Alfredo’.

No trimestre em análise, o preço dos apartamentos registou um aumento médio de 1,3%, para os 2.684 eurosm2, enquanto o valor das moradias subiu 1,2%, para os 1.077 eurosm2.

Sem surpresas a cidade de Lisboa (3.608 eurosm2) continua a ser a capital de distrito com o preço médio mais elevado. Um valor oito vezes superior ao distrito da Guarda (416 euros). Do total das 20 cidades de distrito acompanhadas, apenas três registaram quedas nos preços, em março, Guarda (-1,4%), Coimbra (-1,1%) e Vila Real (-0,8%).

Em sentido inverso, Évora (3,9%), Ponta Delgada (2,9%) e Beja (2,6%) foram as capitais de distrito com os aumentos mais expressivos.

Já a cidade do Funchal, foi a capital de distrito com o tempo médio de absorção mais baixo de todo o país (122 dias), enquanto é em Portalegre que as casas demoram mais tempo até serem alienadas (209 dias).

Gonçalo Abreu, um dos co-fundadores da Alfredo, refere que “o mercado residencial português continua a apresentar uma forte dinâmica, ocupando o 8.º lugar no ranking do FMI das subidas do imobiliário a nível mundial”.

Por sua vez, Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, afirma que “o índice de preços da Alfredo é uma ferramenta muito útil para que quem quer comprar ou vender casa possa ter noção do que está a ser praticado em termos de preços no mercado, uma vez que o índice reflete os valores das transações efetivamente realizadas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.