[weglot_switcher]

Preços na produção industrial sobem 3% em maio

O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total, 2,2 pontos percentuais. O sector energético foi o único com uma variação homóloga negativa.
1 Julho 2022, 10h16

O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 3,0% em maio, em relação a -1,3% em abril, revela esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo o agrupamento de Energia, esta variação foi de 4,7% (quando se fixava em -0,6% no mês precedente). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 3,9% (-1,0% em abril).

Em suma, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas positivas, exceto o de Energia, que passou de uma taxa de variação de -4,6%, em abril, para -5,1% no mês análise.

O INE observa que “o agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total, 2,2 pontos percentuais (p.p.), originado por uma taxa de variação de 6,5% (1,1% no mês anterior). Os Bens Intermédios e os Bens de Investimento contribuíram com 1,0 p.p. e 0,7 p.p., respetivamente, para o crescimento do índice agregado, em resultado de variações homólogas de 2,8% e 5,1% (variação nula e -5,9%, em abril), pela mesma ordem”.

A variação mensal do índice agregado foi -0,6% (comparativamente a -2,1% no mês anterior).

“O contributo negativo da Energia (-1,7 p.p.), resultante da redução de 10,0% (-2,4% no mês anterior), superou
os contributos positivos dos restantes agrupamentos. Os Bens de Consumo e os Bens de Investimento
contribuíram ambos com 0,4 p.p., originados por variações mensais de 1,2% e 3,1% (-2,2% e -4,2% no mês
anterior). O agrupamento de Bens Intermédios contribuiu com 0,3 p.p., em consequência de uma variação
mensal de 1,0% (-0,9% em abril)”, indica o gabinete de estatística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.