[weglot_switcher]

Prémio Camões 2017: Manuel Alegre distinguido na celebração da língua portuguesa

O Prémio Camões 2017 acaba de ser entregue ao escritor Manuel Alegre, de 81 anos, na sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, pelas mãos do primeiro-ministro António Costa e do embaixador do Brasil. O Prémio Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988, é atribuído aos autores […]
2 Fevereiro 2018, 17h26

O Prémio Camões 2017 acaba de ser entregue ao escritor Manuel Alegre, de 81 anos, na sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, pelas mãos do primeiro-ministro António Costa e do embaixador do Brasil.

O Prémio Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988, é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa

Manuel Alegre conta com uma carreira literária de mais de 50 anos, paralelamente a uma intervenção cívica e política. Os livros “A Praça da Canção” e “O Canto e as Armas” marcaram, à partida, o seu percurso político e literário, de combate, contra a censura, contra a guerra colonial e a ditadura do Estado Novo.

“O Canto e as Armas” é “o livro de uma geração, mas também um livro que se prolongou no tempo, enquanto voz de esperança numa pátria livre, e de denúncia da opressão política da ditadura salazarista, da guerra colonial, da emigração e do exílio, a que muitos portugueses, como o próprio poeta, foram condenados”, assinalou o grupo editorial LeYa, em abril do ano passado, quando do lançamento da edição comemorativa dos 50 anos desta obra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.