[weglot_switcher]

Prémios de seguro aumentam 20% em todo o mundo no terceiro trimestre

O mais recente relatório da Marsh sobre os prémios de seguros a nível global mostra que, seguindo a tendência dos dois trimestres de 2020 anteriores, o terceiro registou o maior aumento desde que a consultora recolhe estes dados. Crise da Covid-19 é, sem dúvida, um dos fatores a contribuir para este resultado.
6 Novembro 2020, 15h25

Os prémios comerciais de seguros aumentaram 20% em termos globais no terceiro trimestre de 2020, de acordo com o mais recente relatório de monitorização da indústria a nível mundial da Marsh. Este aumento está em linha com os verificados nos dois trimestres anteriores, de 14% e 19% no primeiro e segundo trimestres do ano, respetivamente.

“Continuam a existir condições desafiantes transversais a diversas partes do mercado segurador. A incerteza, particularmente relacionada com a Covid-19, e a experiência de perdas passadas em várias linhas contribuíram para esta tendência de aumentos nos custos com seguros, dos últimos três anos”, esclarece António Morna, o diretor de Placement (consultoria de risco) da Marsh Portugal.

“Para muitos clientes, estas condições estão a ocorrer num momento crítico, em que muitos não conseguem suportar, fazendo com que muitas empresas repensem os seus padrões de subscrição de seguros, incluindo aumentar as retenções, reduzir limites e alterar termos e condições de apólices”, conclui.

A consultora de risco explica que o crescimento foi impulsionado pelas taxas de seguro de danos materiais e das linhas financeiras e profissionais, que aumentaram 21% e 40%, respetivamente.

Além disso, o crescimento foi comum a todas as regiões geográficas do mundo, isto pelo oitavo trimestre consecutivo, sendo que em todas as taxas verificadas se situaram na casa dos dois dígitos, exceto na América do Sul, que viu o indicador crescer 9%. O Reino Unido foi a área que experienciou uma maior variação dos prémios, com 34%, seguido do Pacífico e depois Estados Unidos, com 34% e 33%, respetivamente.

Também os seguros de responsabilidade civil de administradores e diretores (D&O) viram os seus prémios subir consideravelmente, como no Reino Unido e Austrália, onde cresceram quase 100%, ou os quase 60% verificados nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.