[weglot_switcher]

Presidente checo exibe Kalashnikov “para jornalistas” em conferência de imprensa

O sucedido foi interpretado como uma afronta direta aos jornalistas e à liberdade de imprensa, que deixa muito a desejar no país.
  • YouTube
23 Outubro 2017, 14h00

O presidente da República Checa, Miloš Zeman, está a ser alvo de uma nova onda de críticas depois de ter exibido uma Kalashnikov com a inscrição “para jornalistas” durante uma conferência de imprensa. O episódio aconteceu um dia antes de o país ter nomeado para primeiro-ministro o populista Andrej Babis, que controla alguns dos principais meios de comunicação checos, fazendo temer um potencial conflito de interesses no país.

Miloš Zeman falava à comunicação social na sexta-feira sobre as eleições parlamentares de sábado quando decidiu mostrar aos jornalistas presentes na sala um das ofertas que tinha recebido das partes ocidentais da República Checa: uma Kalashnikov AK-47. “Olhem para a inscrição”, disse sorridente Zeman, “para jornalistas”.

O sucedido foi interpretado como uma afronta direta aos jornalistas e à liberdade de imprensa, que deixa muito a desejar no país. Os grandes órgãos de comunicação do país, que durante anos sofreu sob os desígnios do comunismo, estão centralizados e encontram-se nas mãos de indíviduos ricos e com uma posição política vincada.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o presidente checo faz críticas veladas à comunicação social. Em maio, durante a sua visita à China, Miloš Zeman confidenciou ao presidente russo, Vladimir Putin, a “necessidade de liquidar” a comunicação social, tendo em conta que havia “demasiados jornalistas” na sala.

A eleição de Andrej Babis para o segundo cargo mais importante do país no sábado está a preocupar ainda mais os críticos que receiam que a liberdade de imprensa no país venha a ser ainda mais comprometida. Andrej Babis, o segundo homem mais rico do país, detém dois dos principais jornais do país e um canal de rádio.

https://twitter.com/v1LL4iN/status/922315993690583040

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.