[weglot_switcher]

Presidente da República condecorou vice-almirante Gouveia e Melo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou no Palácio de Belém o líder da task force para a vacinação.
19 Agosto 2021, 19h46

O Presidente da República condecorou hoje o vice-almirante Gouveia e Melo, que se tornou conhecido este ano para todos os portugueses na liderança da task force da vacinação para a Covid-19.

A condecoração teve lugar esta quinta-feira, 19 de agosto, no Palácio de Belém, com o líder da task force a ser condecorado pela sua carreira militar por Marcelo Rebelo de Sousa.

“O Presidente da República condecorou, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo e o Tenente-General Eurico Justino Craveiro, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, pelas suas carreiras militares”, segundo a Presidência da República.

O vice-almirante foi nomeado no início de fevereiro pelo Governo para liderar a task force após a demissão de Francisco Ramos do cargo.

Apesar dos percalços iniciais do plano, com as vacinações indevidas e os atrasos nos fornecimentos pelas farmacêuticas, a vacinação está a avançar a bom ritmo, tendo a meta de 70% da população totalmente vacinada sido atingida esta semana, 7,3 milhões de pessoas, três semanas antes do prazo previsto inicialmente.

Com esta meta alcançada, o Governo reúne-se extraordinariamente na sexta-feira à tarde para analisar os números da Covid-19 no país e debater a passagem à segunda fase de desconfinamento.

Nesta nova fase de desconfinamento, está previsto um limite máximo de oito pessoas por grupo no interior de restaurantes, cafés e pastelarias e grupos de 15 pessoas nas esplanadas; serviços públicos podem funcionar sem marcação prévia; espetáculos culturais com 75% de lotação; casamentos, batizados e outros eventos passam a ter limite máximo de 75% da lotação.

A ministra da Saúde já avisou que o Governo não vai tomar decisões sobre a obrigatoriedade do uso de máscara na rua, por esta ser uma medida aprovada pelo Parlamento, que está em vigor até 12 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.