[weglot_switcher]

Presidente da República já deu posse a João Leão e à nova equipa das Finanças

Marcelo Rebelo de Sousa deu posse ao novo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e à sua equipa, esta segunda-feira. Nova equipa das Finanças tem três novos secretários de Estado, na sequência da demissão de Mário Centeno.
  • Tiago Petinga/Lusa (Pool)
15 Junho 2020, 10h14

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse ao novo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e à sua equipa, esta segunda-feira, 15 de junho. Nova equipa das Finanças tem três novos secretários de Estado, na sequência da demissão de Mário Centeno.

Na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, tomaram posse, João Leão (ministro de Estado e das Finanças), António Mendonça Mendes (secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes), Claudia Joaquim (secretária de Estado do Orçamento), João Nuno Mendes (secretário de Estado das Finanças) e Miguel Cruz (secretário de Estado do Tesouro).

Destes, excluindo o novo ministro das Finanças, Mendonça Mendes é o único que transita da equipa de Mário Centeno para a equipa de João Leão.

João Leão trabalha para o Governo da República desde 2009, quando iniciou funções como assessor do então secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, cargo que desempenhou até 2010. Foi depois diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014. Chegou ao Executivo de António Costa, em 2015, para ser secretário de Estado do Orçamento de Centeno. Desempenhou esse cargo durante todo o primeiro mandato de António Costa como primeiro-ministro, sendo no dia 9 de junho anunciado como novo titular da pasta das Finanças.

Como experiência governativa traz o cargo de Secretário de Estado do Orçamento entre 2015 e 2019 no primeiro mandato de António Costa, cargo que desempenhava até então. Foi Diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014 e assessor do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento entre 2009 e 2010.

A saída de Mário Centeno e elevação de João Leão, de secretário de Estado do Orçamento a ministro das Finanças, constitui a primeira remodelação do XXII Governo Constitucional.

A cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Executivo de António Costa decorreu de forma “restrita” no Palácio de Belém, em Lisboa, “sem outros convidados, dadas as atuais regras de saúde pública” devido à pandemia de covid-19, tal como tinha sido anunciado pela Presidência da República, na sexta-feira.

A saída de Mário Centeno do Governo foi conhecida na terça-feira, 9 de junho. No mesmo momento, foi anunciada a sua substituição por João Leão.

Mário Centeno, economista e quadro do Banco de Portugal, começou a trabalhar com o secretário-geral do PS, António Costa, ainda quando os socialistas estavam na oposição, e depois integrou o anterior Governo, entre 2015 e 2019, como ministro das Finanças. A sua permanência no atual executivo era questionada desde a campanha eleitoral.

https://jornaleconomico.pt/noticias/quem-e-joao-leao-o-novo-ministro-das-financas-com-a-dificil-tarefa-de-suceder-a-centeno-598948

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.