[weglot_switcher]

Presidente ucraniano diz que vai entregar candidatura à UE “dentro de meses”

Depois de a 11 de março iniciou-se o processo de entrada da Ucrânia na União Europeia, agora Zelensky diz que o parecer da Comissão Europeia poderá chegar dentro de meses.
18 Março 2022, 12h15

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, referiu nas redes sociais a sua conversa com a presidente da comissão europeia, Ursula Von der Leyen e explicou que o parecer para entrada na União Europeia será dado dentro de meses.

“Conversei com a presidente da comissão europeia, Ursula Von der Leyen. A opinião da Comissão Europeia sobre a candidatura da Ucrânia para integrar a União Europeia estará preparada dentro de meses. Estamos a mover-nos estrategicamente para atingir os nossos objetivos”.

A 11 de março iniciou-se o processo de entrada da Ucrânia na União Europeia. “Após cinco horas de intensas negociações, os líderes europeus aceitaram a eurointegração da Ucrânia. O processo iniciou-se. Agora cabe a nós e à Ucrânia completar [o processo] rapidamente. A heroica nação ucraniana merece saber que serão bem vindos na União Europeia”, sublinhou no Twitter o presidente da Lituânia.

No final de fevereiro a presidente da Comissão Europeia já tinha admitido que a Ucrânia fazia parte da Europa. “Temos um processo com a Ucrânia que serve para integrar o mercado ucraniano no mercado único. Temos uma cooperação muito próxima na rede energética, por exemplo. Tantos tópicos em que estamos a trabalhar muito proximamente. Eles pertencem-nos. Eles são um de nós e nós queremo-los”, disse Ursula von der Leyen  em entrevista à “Euronews”.

A guerra na Ucrânia segue no seu 23º dia e cerca de 2,8 milhões de ucranianos fugiram do seu país devido ao conflito. Nas últimas três semanas Portugal, por exemplo, recebeu 10 mil refugiados.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.