[weglot_switcher]

Prever o futuro? Não é magia, é análise de dados

Descubra como as técnicas de análise preditiva e de inteligência artificial permitem às organizações traçar modelos e obter estimativas sobre o futuro.
30 Maio 2022, 07h54

 

O avanço da data science e da análise de dados veio permitir às organizações passar de uma estratégia reativa para uma estratégia proativa. Esta transição reflete a mudança nos processos de decisão de dados históricos para estimativas de ocorrências futuras.

Hoje para além dos reports e dos dashboards dinâmicos, que apresentam aos decisores o que aconteceu ou está a acontecer, as organizações utilizam técnicas de análise preditiva e de inteligência artificial para modelizar qualquer evento e obter estimativas futuras sobre eles. Assim é lhes possível  tomar decisões mais rápidas e inteligentes, pensadas e adequadas aos desafios do futuro e não do passado.

A PSE, empresa especializada em data science e análise de dados, tem contribuído para a implementação de soluções que permitem às organizações nacionais adotar soluções preditivas tornando os processos de decisão mais eficientes.

Combate à Fraude

A economia paralela em Portugal, fruto de fraudes e atividades ilícitas, representa milhares de milhões de euros. Estas atividades afetam não apenas o Estado, mas também as empresas, especialmente a banca e as seguradoras.

A PSE desenvolveu a solução Fraud Management, que através da análise de dados, identifica padrões de fraude e risco e incorpora componentes de reporting, dispondo da possibilidade de realizar uma validação cruzada com outras fontes de dados que disponham de informação histórica, bem como com regras de negócio implementadas.

A solução Fraud Management permite:

  • Maximizar receitas de impostos;
  • Gerir processos de conformidade legal;
  • Detetar riscos de pagamento;
  • Detetar fraude na participação de sinistros;
  • Detetar fraude na prestação de cuidados de saúde;
  • Detetar suspeitas de processos de lavagem de dinheiro;
  • Utilização fraudulenta de cartões de crédito;
  • Reduzir o tempo para aprovação de crédito e de taxas de juro;
  • Utilização ilegal de determinados bens (energia, água, gás);
  • Analisar potenciais riscos na utilização de comunicações fixas, móveis e dados;
  • Analisar fraude associado a quebras no retalho;
  • Otimizar a alocação de recursos de investigação de acordo com prioridades.

Otimização da produção

As empresas industriais, as empresas de transportes, os prestadores de serviços de saúde, as entidades que gerem infraestruturas e redes de distribuição, assim como os negócios que utilizam equipamentos e linhas de produção, têm que assegurar o equilíbrio entre a diminuição dos custos e a disponibilidade dos seus ativos.

A inclusão de processos inteligentes e de análise preditiva permite ir além dos sistemas de gestão de ativos e planos de manutenção mais utilizados.

A PSE tem soluções que possibilitam uma abordagem proativa de forma a mitigar intervenções de manutenção não programadas e assim minimizar os custos que lhe estão associados, a evitar paragens não previstas e a identificar e atuar atempadamente sobre as causas das falhas.

As técnicas preditivas de deteção de anomalias e de análise root-causes permitem também otimizar os processos de gestão de defeitos na produção, com impacto direto nos custos operacionais.

Suporte a novas estratégias de marketing

A atual tecnologia permite acompanhar em tempo real os hábitos dos portugueses. A data science é capaz de tratar essa informação para estudar a real mobilidade dos portugueses.

O serviço Painel PSE oferece a possibilidade de obter permanentemente informação sobre a mobilidade e a sua caracterização num concelho ou numa região, com informação sobre o perfil sociodemográfico das populações e a origem e destino das deslocações.

Esta informação tem um enorme potencial, uma vez que pode ser utilizado para estudos de ordenamento do território, planeamento de redes de transportes e já é usado para medir a audiência da publicidade exterior certificado pela CAEM, para identificar os hábitos de mobilidade (já considerando a nova mobilidade pós-covid e os efeitos atuais do teletrabalho na mobilidade das grandes cidades), a monitorização e estudo dos hábitos de compra e de visita a zonas comerciais e referenciar a localização para novos estabelecimentos comerciais.

Descubra o futuro.

O avanço da data science abre hoje portas inimagináveis!

Até há bem pouco tempo, saber utilizar os dados disponíveis constituía um grande desafio. Hoje, a PSE têm as ferramentas necessárias para ajudar as organizações a adotarem estratégias de tratamento de dados que resultam em decisões mais eficazes. Para saber o que o futuro reserva já não é preciso magia, basta escolher a estratégia certa para a análise de dados.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a PSE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.