[weglot_switcher]

Primeira edição da ‘Digital Agrifood Summit Portugal’ arranca a 20 de janeiro

O objetivo desta iniciativa digital, em que já está confirmada a presença de 75 empresas nacionais do sector agroalimentar, é reforçar a vertente exportadora desta área de atividade.
  • Delta Cafés
18 Janeiro 2021, 09h30

Na primeira semana em que o país regressou ao confinamento geral, colocando a economia nacional perante um novo desafio, o sector agroalimentar vai promover, entre 20 e 23 de janeiro, a primeira feira 100% virtual do sector – a 1ª edição da ‘Digital Agrifood Summit Portugal’.

“Numa altura em que os mercados se voltam a fechar e reduzem ao mínimo a capacidade de mobilidade de empresários para fazerem promoção em feiras presenciais e fechar negócios, o sector agroalimentar, pelas mãos do Portuguese Agrofood Cluster, em parceria com a ViniPortugal, mostra que está pronto para assumir o desafio da digitalização e lança esta iniciativa de promoção externa”, destaca um comunicado da organização deste evento, que conta com o apoio da AICEP.

Segundo essa nota, “cerca de 75 empresas portuguesas marcam presença neste evento e vão estar em contacto com centenas de compradores internacionais, provenientes dos mais variados mercados, um trabalho de angariação feito em parceria com a AICEP”.

“Desde o azeite, ao vinho, passando pela fruta e legumes, as conservas, os produtos orgânicos, a pastelaria, etc., são muitas as fileiras do agroalimentar que vão estar representadas. Delta, Ramirez, Vale da Rosa, Imperial Chocolate, Vieira, Aveleda, etc., são algumas das grandes empresas que vão estar presentes, numa feira que também dá palco a negócios mais pequenos, mas todos vocacionados para a exportação”, assinala o referido comunicado.

De acordo com os responsáveis da ‘Digital Agrifood Summit Portugal’, “nesta feira, as empresas vão estar presentes em ‘stands’ virtuais que podem ser visitados pelos compradores internacionais – e que, na plataforma ‘online’, podem agendar reuniões de negócio para conhecer organizações, produtos, fechar negócios”.

“Ao mesmo tempo, irão decorrer uma série de ‘workshops’ para empresas e participantes, sobre temáticas como a internacionalização, os efeitos da pandemia Covid-19 nos principais mercados de destino das exportações agroalimentares nacionais, conferências sobre o vinho português, etc.”, sublinha a organização deste evento.

Recorde-se que, apesar do difícil contexto de 2020, o sector agroalimentar foi aquele que conseguiu manter o vigor das suas exportações, mantendo os números das exportações em linha com as estatísticas de 2019.

Entre janeiro e novembro de 2020, as exportações do sector agroalimentar nacional atingiram 5.700 milhões de euros, “pelo que a capacidade de se manterem em contacto com os compradores internacionais e criarem oportunidades de negócio é absolutamente crucial para o dinamismo e escapar aos efeitos mais negros desta crise”.

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Dias Brilhante, e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vão marcar presença na sessão de abertura desta feira, agendada para as 10 horas de dia 20 de janeiro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.