[weglot_switcher]

Primeira-ministra francesa alerta para risco de racionamento neste inverno

Élisabeth Borne diz que um racionamento poderá estar em cima da mesa se o país não fizer a sua parte ou caso a Rússia realize um corte total no abastecimento de gás.
29 Agosto 2022, 17h41

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, alertou que o governo pode ter que racionar a energia este inverno, apelando às empresas que tomem medidas para reduzir o consumo a partir de setembro de modo a evitar esse cenário, avança o “Politico”.

Numa conferência anual organizada pela maior federação de empregadores da França, Borne exortou as empresas a “ir mais longe” na redução do seu consumo, numa altura em que não se descarta um corte total de gás russo, que teria “graves consequências económicas e sociais”.

“Em setembro, cada empresa deve colocar em prática o seu próprio plano de economia de energia”, disse Borne. “Se agirmos coletivamente, podemos superar o risco de desabastecimento. Mas se cada um de nós não fizer a sua parte, ou se todos perspetivas negativas se concretizarem de uma só vez, teremos que impor uma redução no consumo.”

“Se acabarmos com o racionamento, as empresas serão as primeiras atingidas e, infelizmente, precisamos de estar preparados para isso”, acrescentou.

Ela disse que o governo está a trabalhar para limitar o impacto de um possível racionamento, bem como a preparar medidas para apoiar as empresas mais impactadas.

Em paralelo, Borne disse que ordenou que todos os ministérios implementem um plano para cortar 10% do uso de energia nos próximos dois anos, acrescentando que os planos corporativos de economia de energia serão revistos ​​em outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.