[weglot_switcher]

Primeiras conclusões da comissão de inquérito à CGD são conhecidas hoje

Primeiras conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos vão ser hoje conhecidas.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
3 Julho 2017, 12h00

A decisão foi tomada por todos os partidos, mas a responsabilidade de apresentar o relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito, até hoje, com as primeiras conclusões dos deputados sobre a gestão e recapitalização do banco público é do deputado socialista, Carlos Pereira.

Outras propostas de alteração ao relatório preliminar poderão depois ser apresentadas pelos deputados, até dia 10, ficando Carlos Pereira responsável por entregar a versão final do documento no dia 14, sendo que a votação realiza-se no dia 18.

Esta nova calendarização foi também aprovada por unanimidade na Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, que prevê o prolongamento dos trabalhos da comissão por mais quinze dias do que inicialmente previsto, ou seja, até 18 de julho.

Apesar de todos os partidos terem chegado a um consenso, o deputado social-democrata Costa Neves esclareceu que o PSD só votou favoravelmente o novo calendário para “permitir operacionalidade” aos trabalhos, o que não significa que concorde com o fecho dos mesmos.

“Entendemos que não foram obtidas as clarificações necessárias; estão pendentes diligências que permitiam essa clarificação”, disse à agência Lusa.

A comissão de inquérito vai debruçar-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000, culminando no processo de recapitalização de cerca de 5.000 milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de a CGD ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.