[weglot_switcher]

Primeiro-Ministro da Malásia elege elementos do governo e proíbe antecessor de sair do país

O primeiro-ministro diz que existem evidências suficientes para investigar as ligações do seu antecessor a um alegado desvio de 700 milhões de euros de um fundo estatal.
12 Maio 2018, 12h33

O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, anunciou alguns dos membros que vão compor o seu governo e proibiu o seu antecessor, Najib Razak, de sair para o estrangeiro afirmando que existem evidências suficientes para investigar as suas ligações a um escândalo de biliões de dólares, avança a Reuters.

“É verdade que impedi Najib Razak de sair do país, esclareceu o primeiro-ministro da Malásia. “Existem evidências suficientes que uma investigação sobre certas coisas, feitas pelo anterior primeiro ministro, tem que ser realizada e se necessária aplicar as regras da justiça, acrescentou à Reuters.

Quanto a Najib Razak depois de saber desta decisão disse que vai “respeitar a medida e permanecer no país”.

Mahathir Mohamed nomeou ainda Lim Guan Eng, como ministro das Finanças e anunciou ainda os responsáveis pela defesa e pela pasta do interior, e ainda Zeti Akhthar Aziz e Robert Kuok como conselheiros para os assuntos económicos e financeiros para os próximos 100 dias, diz a Reuters.

A Reuters acrescenta ainda que Mahathir Mohamed afastou o procurador geral que ilibou Najib Razak de irregularidades no escândalo relativo ao fundo estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB) de onde alegadamente terão sido desviados 700 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.