[weglot_switcher]

“Problemas não se resolvem com tweets”, defende Paulo Portas

Paulo Portas considera a demografia como “o problema mais complexo que a Europa enfrenta”.
  • Paulo Portas no Jornal das Oito da TVI
7 Junho 2023, 10h27

Paulo Portas participou ontem no Ciclo de Conferências para a Sustentabilidade, Civismo e Boa Governança. A iniciativa foi promovida pela Atlântica – Instituto Universitário em parceria com o Taguspark.

O antigo vice-primeiro-ministro do Governo do PSD/CDS falou dos EUA, China, Europa, vacinas, demografia e até da inteligência artificial. “Os últimos três anos foram dominados por uma pandemia e por uma guerra na Europa que não foram previstas por nenhuma entidade credível ou especializada em situações de risco. Vivemos num mundo em que o imprevisível é possível”, disse Paulo Portas que abriu a conferência sobre Sustentabilidade, Civismo e Boa Governança, promovido pela Atlântica – Instituto Universitário.

“A desordem mundial e a nova ordem mundial: tendências, riscos e oportunidades”, foi o mote do ex-presidente do CDS.

Paulo Portas considera a demografia como “o problema mais complexo que a Europa enfrenta”.

Nesse âmbito apelou a melhores políticas de emprego e incentivos, reconhecendo a dificuldade generalizada em lidar com o assunto, e completou referindo que “os problemas do mundo não se resolvem com tweets”.

Não é a democracia digital que vai resolver um problema complexo como o da demografia”, disse Paulo Portas lembrando a herança cultural e as alterações de vida que as últimas décadas trouxeram.

“Quem vos vier dizer que é possível um país cujo envelhecimento está em 47 anos, resolver este problema sem causar uma lesão séria, tanto à economia como aos serviços públicos, sem gerir políticas migratórias, está-vos a mentir. É muito simples escrever 142 caracteres, ou 284, a dizer ‘fora com os emigrantes’. Depois, quem vai para a restauração, a construção civil, ou as vindimas?”, Referiu Paulo Portas.

A próxima sessão do Ciclo de Conferências para a Sustentabilidade, Civismo e Boa Governança acontece já na segunda-feira, dia 12, e contará com Cesar Sanchez, vice-presidente da Airbus Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.