[weglot_switcher]

Produção de bitcoins consome 3,5 vezes mais energia do que a mineração de ouro

O ‘mining’ de 1 Bitcoin emite cerca de 191 toneladas de dióxido de carbono, enquanto que minerar a mesma quantia em ouro emite cerca de 13 toneladas.
  • Senior refinery technician Vincente Sandoval pours liquid gold to form gold dore bars at Newmont Mining’s Carlin gold mine operation near Elko, Nevada May 21, 2014. The dore bars contain approximately 90 percent gold, 8 percent silver and 2 percent trace material. REUTERS/Rick Wilking (UNITED STATES – Tags: BUSINESS COMMODITIES) – LM2EA661ETD01
30 Março 2022, 21h00

A Bitcoin e o ouro tornaram-se as opções preferenciais para os investidores, depois da forte volatilidade decorrente da pandemia. No entanto, as preocupações com o impacto do ‘mining’ Bitcoin continuam a aumentar.

A BanklessTimes tem estado a acompanhar quanto custa minar os dois ativos seguros. De acordo com conclusões do BanklessTimes, gerar Bitcoin no valor de $1 usa até 17 megajoules (MJ) de energia. O ouro minado na mesma quantia exigiria 5 MJ, ou seja, 3,4 vezes menos.

O aumento do uso da Bitcoin levou a mais emissões de carbono.

Bitcoin, e outras criptomoedas, são projetadas de forma a que o aumento da adoção conduza ao aumento de valor da moeda. Consequentemente, é necessária mais energia para extrair as criptomoedas à medida que mais pessoas adotam a criptomoeda, o que, consequentemente, se traduz num aumento das emissões de carbono.

Nos últimos dois anos registou-se um aumento do uso de Bitcoin e ouro, o que também se traduz diretamente nos efeitos adversos no ambiente. Embora ambos os ativos consumam bastante energia, o consumo da Bitcoin é comparativamente maior, uma vez que a rede ainda precisa de eletricidade para concluir transações e continuar a funcionar.

Após o aumento do número de utilizadores, a pegada de carbono da Bitcoin é atualmente de cerca de 15 vezes a do ouro. O ‘mining’ de 1 Bitcoin emite cerca de 191 toneladas de dióxido de carbono, enquanto que minerar a mesma quantia em ouro emite cerca de 13 toneladas.

Para pôr estes números em perspetiva, as emissões de carbono de 1 bitcoin equivalem a mais de 1,6 milhões de transações da Visa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.