[weglot_switcher]

Produção de energia elétrica por fonte eólica aumenta 35,5% na Madeira

Em contrapartida, assistiu-se a uma menor preponderância vinda de fonte hídrica, que reduziu-se em 5,8%.
3 Agosto 2022, 11h58

A produção de energia elétrica proveniente de fonte eólica aumentou 35,5% na Região Autónoma da Madeira (RAM) no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, segundo dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

Em contrapartida, assistiu-se a uma menor preponderância vinda de fonte hídrica, que reduziu-se em 5,8%.

No geral, a produção de energia elétrica nesta altura aumentou 11,4%. Discriminando por trimestres, já no primeiro trimestre do corrente ano, deu-se um aumento de 12,2% na produção energética, tendência que se manteve no segundo trimestre de 2022, altura em que houve um aumento de 10,6% face ao mesmo período do ano anterior. Tal aumento “é explicado pelo regresso da atividade económica à normalidade”, refere a DREM.

O mix de produção da energia elétrica emitida nesta altura rondou os 440,8 Gigawatt hora (Gwh). Tal como o recurso à energia eólica para produção elétrica aumentou, igualmente a produção energética vinda de resíduos sólidos urbanos avançou 31,4%, a térmica 9,3% e fotovoltaica 0,9%.

A fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 60,3% no primeiro semestre de 2021 para 59,1% este ano, o que significa que a quota de renováveis registou um ligeiro aumento, ficando nos 40,9% (este valor era 39,7% no período homólogo).

O gás natural continua a assumir-se como fonte preponderante de produção de energia elétrica, apesar de ter sofrido uma diminuição de 8,1%, assentando nos 17,6% do total (este valor assentava em 21,4% no mesmo período em 2021)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.