Produção de energia elétrica por fonte eólica aumenta 35,5% na Madeira

Em contrapartida, assistiu-se a uma menor preponderância vinda de fonte hídrica, que reduziu-se em 5,8%.

A produção de energia elétrica proveniente de fonte eólica aumentou 35,5% na Região Autónoma da Madeira (RAM) no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, segundo dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

Em contrapartida, assistiu-se a uma menor preponderância vinda de fonte hídrica, que reduziu-se em 5,8%.

No geral, a produção de energia elétrica nesta altura aumentou 11,4%. Discriminando por trimestres, já no primeiro trimestre do corrente ano, deu-se um aumento de 12,2% na produção energética, tendência que se manteve no segundo trimestre de 2022, altura em que houve um aumento de 10,6% face ao mesmo período do ano anterior. Tal aumento “é explicado pelo regresso da atividade económica à normalidade”, refere a DREM.

O mix de produção da energia elétrica emitida nesta altura rondou os 440,8 Gigawatt hora (Gwh). Tal como o recurso à energia eólica para produção elétrica aumentou, igualmente a produção energética vinda de resíduos sólidos urbanos avançou 31,4%, a térmica 9,3% e fotovoltaica 0,9%.

A fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 60,3% no primeiro semestre de 2021 para 59,1% este ano, o que significa que a quota de renováveis registou um ligeiro aumento, ficando nos 40,9% (este valor era 39,7% no período homólogo).

O gás natural continua a assumir-se como fonte preponderante de produção de energia elétrica, apesar de ter sofrido uma diminuição de 8,1%, assentando nos 17,6% do total (este valor assentava em 21,4% no mesmo período em 2021)

Recomendadas

ICNF disponível para apoiar ações de venda de madeira ardida

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está disponível para apoiar autarquias, organizações de produtores florestais e proprietários em ações de venda de madeira ardida resultante dos incêndios, disse hoje o seu presidente.

China suspende negociações climáticas com EUA depois de visita de Pelosi a Taiwan

Também foi anunciado o cancelamento dos diálogos entre os ministérios de Defesa dos EUA e da China, o que pode aumentar o risco de uma escalada perigosa no Estreito de Taiwan.

“É imoral”. Guterres critica lucros ‘excessivos’ de empresas de petróleo e gás

Guterres disse que os lucros combinados das maiores empresas de energia no primeiro trimestre do ano foram de quase 100 mil milhões de dólares. Em paralelo, entre agora e o final do ano, 345 milhões de pessoas estarão em “insegurança alimentar aguda”.
Comentários