[weglot_switcher]

Sismos levam regulador a pedir corte de 44% na produção de gás natural na maior jazida da Europa

O gás natural extraído em Groningen, cujo limite máximo de produção equivale a 5% do valor máximo da União Europeia, abastece, além da Holanda, regiões de França, Alemanha e Bélgica.
  • Parte da superficie da jazida de gás natural em Groningen, Holanda
1 Fevereiro 2018, 11h57

A exploração da maior jazida de gás natural da Europa deverá ser reduzida em 44% para diminuir a frequência de tremores de terra no norte da Holanda, de acordo com a Bloomberg, numa altura em que o fenómeno já provocou uma subida abrupta nos preços.

O regulador nacional para as atividades mineiras e de perfuração do solo recomendou ao governo que corte, “o mais rápido possível”, a extração de gás natural em Groningen, onde funciona um depósito com uma dimensão de 12 mil milhões de metros cúbicos, segundo um comunicado das autoridades citado pela agência de notícias.

Theodor Kockelkoren, inspetor-geral do regulador para a exploração mineira, afirmou que se trata de uma “questão de segurança da população de Groningen”, enquanto o ministro da Economia e das Políticas Ambientais, Eric Wiebes, já veio dizer que vai apresentar um plano de produção até ao final de março.

Segundo a Bloomberg, os preços do gás natural na Holanda já subiram mais esta semana do que nas últimas seis. Os preços do gás natural no verão de 2017 aumentaram 3,6% para 17,33 euros por megawatt/hora, a maior subida desde dezembro de 2012 e o valor mais alto desde janeiro de 2016.

Em março de 2017, mais 100 mil habitações foram danificadas pelos tremores de terra provocados pela maquinaria de extração de empresas como a Shell e a Exxon Mobile.

Como o fenómeno acontece a apenas três quilómetros de profundidade e a maioria das casas de Groningen são feitas de pedra argilosa, os pequenos abalos sísmicos têm tido bastante impacto na região, embora a magnitude seja apenas de entre 0,1 e os 3,6 na escala de Richter.

O problema, contudo, não está na intensidade mas sim no número de vezes que a terra treme. Só em 1992, uma investigação na área geológica de Groningen registou mais de mil pequenos terramotos.

Desde 2014 que as autoridades holandesas têm reduzido a produção de gás natural em Groningen, ainda assim os abalos têm continuado. O nível máximo que a produção de gás natural pode atingir na jazida da Europa equivale a 5% do limite máximo estabelecido pela União Europeia.

O gás natural extraído em Groningen abastece, além da Holanda, regiões de França, Alemanha e Bélgica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.