[weglot_switcher]

Produção industrial caiu em agosto tanto na zona euro como na UE

Em Portugal, o indicador em análise caiu 4,0% face a agosto do ano passado; porém, subiu 0,6% em relação a julho.
13 Outubro 2023, 13h03

A produção industrial registou uma quebra homóloga de 5,1% na zona euro e de 4,4% na União Europeia (UE) em agosto, segundo estimativas publicadas esta sexta-feira pelo Eurostat.

Contudo, em relação ao mês anterior, o indicador em análise subiu 0,6% tanto na zona euro como na UE.

Em Portugal, a produção industrial caiu 4,0% face a agosto do ano passado, tendo subido, por outro lado, 0,6% em relação a julho.

Por segmentos, a produção de bens de consumo duradouros cresceu 1,2%, a de bens de consumo não duradouros avançou 0,5% e a de bens de investimento em 0,3% na zona euro, enquanto a produção de bens intermédios diminuiu 0,3% e a energia caiu 0,9%.

No bloco dos 27, a produção de bens de consumo duradouros subiu 1,2%, a de bens de consumo não duradouros 0,7% e a de bens de investimento avançou ligeiramente 0,1%; por outro lado, a produção de bens intermédios diminuiu 0,2% e a energia recuou 0,5%.

A Irlanda (+6,1%), Eslováquia (+4,5%) e Lituânia (+3,7%) figuram na lista de países com os maiores aumentos mensais, com subidas de 6,1%. 4,5% e 3,7%, respetivamente.

Em contracorrente surgem a Hungria (-2,4%), Croácia (-2,2%) e Bélgica (-1,8%).

A Pantheon Macro destaca, em nota de análise, que “o gráfico [publicado pelo Eurostat] mostra que o PMI da produção industrial aponta para um declínio maior da produção industrial no terceiro trimestre do que no segundo trimestre”, admitindo ser “provável que se tenha saído melhor do que o inquérito indica, uma vez que uma redução dos pedidos em atraso apoiou a produção”.

Produção industrial cai 1,1% em cadeia na zona euro em julho

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.