[weglot_switcher]

Produção industrial da China sobe acima das expetativas

O instituto de estatística da China referiu que a economia atravessa um “bom momento” no que diz respeito à sua recuperação contudo alertou que existem muitos factores “instáveis e incertos” em termos de ambiente externos.
15 Setembro 2023, 09h56

A produção industrial da China teve um desempenho superior ao esperado, de acordo com os dados do instituto nacional de estatística chinês. A produção industrial teve uma subida de 4,5%, batendo a previsão dos analistas de um crescimento de 3,9%.

As vendas no retalho subiram 4,6%, em agosto, ultrapassando a previsão de um crescimento de 3%, refere a “CNBC”.

O sector imobiliário, contudo, acabou por enfrentar alguns desafios. Os dados indicam que existiu uma quebra de 19,3% na venda de novas casas.

O porta-voz do Instituto Nacional de Estatística da China, Fu Linghui, citado pela “CNBC”, referiu que o sector está a atravessar um período de ajustamento, contudo salientou que é expectável que o sector recupere.

A venda de carros subiu 1,1%.

A sublinhar também a descida de 0,7% no investimento do sector privado. A taxa de desemprego nas áreas urbanas ficou nos 5,2%.

O porta-voz do instituto de estatística chinês referiu que está a existir pressão no emprego, e que é necessário mais esforço para “expandir o número e a qualidade do emprego”.

O instituto de estatística salientou que a economia chinesa atravessa um “bom momento” no que diz respeito à sua recuperação contudo alertou que existem muitos factores “instáveis e incertos” em termos de ambiente externos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.