[weglot_switcher]

Programa da EDP para acelerar startups do sector energético já abriu candidaturas

A EDP lança a sétima edição do ‘Energy Starter’, o programa para startups que pretendem impulsionar a transição energética a nível mundial. A edição de 2022 terá três módulos, focados em energias renováveis, redes e soluções para clientes.
3 Maio 2022, 18h55

O ‘Energy Starter’ abriu as candidaturas para startups com soluções digitais no setor energético. Em comunicado a EDP diz que “acaba de lançar a sétima edição do ‘Energy Starter’, o programa criado com a missão de unir startups do setor energético a especialistas da EDP para desenvolver soluções inovadoras no setor”.

A edição de 2022 terá três módulos, focados em energias renováveis, redes e soluções para clientes.

Ao longo das seis edições já realizadas, mais de 150 startups participaram no ‘Energy Starter’, tendo realizado mais de 80 negócios (pilotos, rollouts e investimentos). Na última edição, o programa recebeu mais de 700 candidaturas.

“Nesta edição, o programa foi repensado para maximizar a produtividade da relação entre as startups e as unidades de negócio da EDP. Por isso, estará dividido em três módulos de aceleração especializados – Redes do Futuro, Energias Renováveis e Soluções para Clientes”, explica a empresa que anuncia que as candidaturas para o primeiro módulo desta edição, ‘Future Grids’, estão abertas até 1 de junho, através do website do programa.

Neste primeiro ciclo, startups de todo o mundo são convidadas a apresentar soluções inovadoras relacionadas com novas redes energéticas, gestão e operação de redes, interação de mercado, experiência do cliente, gestão de ativos, cidades inteligentes, entre outros.

Após o processo de candidatura e avaliação, as startups selecionadas vão participar num bootcamp desenvolvido em parceria com a Beta-i onde, durante quatro meses, trabalharão em conjunto com a EDP para desenvolver projetos-piloto.

“Estas equipas terão ainda acesso a um conjunto vasto de mentores e especialistas que vão apoiar o desenvolvimento de provas de conceito relevantes e contarão, também, com o expertise da EDP Ventures”, explica a empresa.

A cada quatro meses, o programa passará para o módulo seguinte, percorrendo desta forma toda a cadeia de valor da EDP.

“O segundo módulo centrar-se-á nas energias renováveis – área em que a EDP tem o objetivo ambicioso de desenvolver mais 20GW até 2025 – e no hidrogénio. O último módulo será focado em soluções de cliente e mobilidade, onde se pretende identificar e desenvolver soluções direcionadas para os consumidores, facilitando a transição para a mobilidade elétrica e a adoção de soluções de geração distribuída”, explica a EDP que diz ainda que o programa terminará num evento onde as soluções desenvolvidas nos vários módulos serão partilhadas com o ecossistema.

“A edição deste ano do ‘Energy Starter’ é disruptiva na forma como a EDP têm vindo a evoluir nos seus programas de inovação aberta. Estamos a lançar três fases que nos permitirão ir mais fundo na procura de soluções para cada um dos nossos pilares estratégicos”, refere Luís Manuel, administrador da EDP Inovação, na nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.