[weglot_switcher]

PS é o vencedor das autárquicas com mais câmaras conquistadas, mas perdeu a capital (com áudio)

Socialistas obtiveram 147 autarquias, contra 109 do PSD, com o PS a perder 32 autarquias, enquanto o PSD conquistou 11. Entre as derrotas mais pesadas para o PS, encontra-se Lisboa, Coimbra e o Funchal, todas para o PSD.
  • António Costa vota nas autárquicas
    D.R.
27 Setembro 2021, 07h59

O PS é o vencedor das eleições autárquicas, tal como em 2017, com 147 câmaras municipais alcançadas. Segue-se o PSD com 109 autarquias e a CDU com 19.

Os independentes surgem na quarta posição com 18 autarquias, com o CDS a alcançar cinco câmaras. Segue-se o Livre e o JPP (Madeira) ambos com uma.

Em termos de votos, o PS obteve mais de 1,7 milhões de votos (34,42%), contra mais de 1,1 milhões obtidos pelo PSD (23%).

Em 2017, os socialistas obtiveram 179 autarquias (perdeu 32) contra 98 do PSD (mais 11). A CDU perdeu cinco autarquias (24 em 2017), com os independentes a ganharem uma (17 em 2017) e com o CDS a perder uma (6 em 2017).

Mas a noite autárquica teve um sabor agridoce para o PS, apesar da vitória a nível nacional os socialistas perderam a capital, onde Carlos Moedas derrotou Fernando Medina.

“O PS continua a ser o mais partido autárquico nacional, tendo a terceira vitoria nacional consecutiva nas autárquicas, quer em numero de camaras, quer em numero de freguesias”, disse António Costa na madrugada desta segunda-feira, numa altura em que ainda não era conhecida a derrota do PS em Lisboa.

“A verdade é que apos seis anos de governação, apos um ano e maio tao difícil com a mais grave crise económica que tivemos de enfrentar, os portugueses renovaram a sua confiança no PS, atribuindo-lhe uma nova vitoria eleitoral”, destacou.

O primeiro-ministro assumiu que a derrota de Fernando Medina foi “inesperada”. “Não havia nenhum indicador que apontasse para esse resultado, mas a democracia é mesmo assim”.

Por sua vez, o líder do PSD fez um balanço positivo da noite eleitoral. “Tivemos muitos mais eleitos, muitos mais vereadores e muitos mais presidentes das juntas de freguesia”, disse Rui Rio na madrugada desta segunda-feira.

“Ganhámos 31 novos presidentes de camara, e perdemos 15, mas ainda nao esta tudo fechado. Melhor que em 2013 e em 2017”, afirmou, destacando a vitória de Coimbra, Portalegre, e no Funchal

“A maior vitoria de todas que ainda podemos ter, é no concelho de Lisboa”, afirmou numa altura em que ainda não se conhecia o resultado final da capital.

“Em matéria de capitais de distrito, PSD tem oito, mais as duas capitais das regiões autónomas e ainda pode vir a ter Lisboa. PS tem apenas cinco, ou seis se ganhar Lisboa. Outras duas são do PCP e outras duas independentes”, disse o social-democrata, ao fazer um balanço dos dados conhecidos até ao momento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.