[weglot_switcher]

Quase metade dos jovens europeus olham para as alterações climáticas como principal desafio da UE

O Eurobarómetro revela ainda que 81 % dos europeus afirmam-se felizes por viver na UE, mas 90% afirmam que as vozes dos cidadãos devem ser mais ouvidas nas tomadas de decisão.
26 Janeiro 2022, 16h23

Cerca de metade dos jovens europeus (49%) consideraram que as alterações climáticas são o principal desafio global para o futuro da União Europeia (UE), segundo dados do Eurobarómetro divulgados esta quarta-feira.

Nesta linha, nove em cada 10 jovens europeus, entre os 15 e os 24 anos, consideram que a luta contra as alterações climáticas pode melhorar a sua própria saúde e o seu próprio bem-estar, sendo que 87 % de todos os inquiridos também partilham este sentimento.

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia sublinham, em comunicado, que os mais recentes dados demonstram “um apoio esmagador aos objetivos ambientais do Pacto Ecológico Europeu”.

“O Eurobarómetro hoje publicado mostra que 88 % dos europeus consideram que é importante aumentar a quota das energias renováveis na nossa economia e aumentar a eficiência energética, enquanto 80 % concordam com a importância de transformar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050 e de promover o crescimento do mercado dos veículos com nível nulo ou baixo de emissões”, sustenta o documento.

Num ano marcado pela pandemia e num território tradicionalmente de destino dos fluxos provenientes de África, os outros desafios globais destacados pelos inquiridos incluem a saúde (34 %), a migração e as deslocações forçadas (30 %).

De entre os desafios que a UE enfrenta, os mais mencionados são as desigualdades sociais (36 %), o desemprego (32 %) e as questões da migração (31 %). Os europeus consideram que o respeito pela democracia, pelos direitos humanos e pelo Estado de direito (27 %) é o principal trunfo do espaço comunitário, seguido do seu poder económico, industrial e comercial (25 %).

O relatório revela ainda que 81 % dos inquiridos afirmam-se felizes por viver na UE, sendo que 68 % consideram que a UE é um lugar de estabilidade num mundo conturbado. O inquérito foi realizado entre 16 de setembro e 17 de outubro de 2021, pelo que a atual tensão na fronteira da Ucrânia com a Rússia ainda não dominava a agenda.

Ademais, nove em dez dos europeus concordam que as vozes dos cidadãos da UE devem ser mais ouvidas. Mais de metade (55 %) dos europeus mencionaram o voto nas eleições europeias como uma das formas mais eficazes de garantir que as suas vozes são ouvidas pelos decisores a nível da UE.

O inquérito contou com cerca de 26 530 entrevistas nos 27 Estados-membros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.