[weglot_switcher]

Quatro mestrados em Finanças portugueses no Top mundial

A Nova SBE conquista a 11.ª posição no Ranking Global do Financial Times Masters in Finance 2023, divulgado esta segunda-feira. No grupo dos 55 mestrados em Finanças do mundo destacam-se também os da Católica-Lisbon, ISEG e ISCTE Business School.
12 Junho 2023, 00h01

Quatro mestrados portugueses integram o Ranking Global do Financial Times Masters in Finance 2023.

O ranking elenca os 55 melhores programas do mundo e é liderado pela França, com quatro programas nos primeiros lugares. Na 11.ª posição surge o Mestrado Internacional em Finanças da Nova SBE, na 25.ª o programa da Católica-Lisboa, na 27.ª o do ISEG em 27.º e o do Iscte Business School em 45.º.

 

Mestrado Internacional em Finanças da Nova é 11.º no mundo

Na classificação europeia, a Nova SBE sobe um lugar, ocupando a 10ª posição, o que lhe dá a dianteira em Portugal. Para este desempenho contribui uma avaliação elevada e consistente na generalidade dos critérios, sobretudo na Experiência Internacional. Destaque para os indicadores Experiência Académica Internacional (3º lugar), Mobilidade Internacional (7º lugar) e também no novo critério Pegada de Carbono (6º lugar). Destaque ainda para o indicador Empregabilidade a três meses, onde a atinge a classificação máxima de 100%.

“Este excelente resultado representa a consolidação do nosso posicionamento internacional”, afirma Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE. “Enquanto business school portuguesa, é com enorme orgulho que conseguimos novamente afirmar que existe educação em Portugal a competir diretamente com as grandes business schools globais, criando valor para Portugal, a Europa e o mundo”.

Na apreciação de Catherine da Silveira, Associate Dean for International Affairs & Partnerships, esta classificação “reflete a qualidade da nossa estratégia em preparar alunos portugueses e internacionais para carreiras de sucessos. Demonstra a nossa capacidade em atrair e formar excelentes estudantes oriundos dos cinco continentes”.

 

Mestrado da Católica-Lisbon é 21.º

A escola de negócios da Universidade Católica Portuguesa, CATÓLICA-LISBON volta a destacar-se Ranking dos Melhores Mestrados em Finanças do Mundo de 2023, alcançando a 21º posição a nível mundial..

Este ranking abrange todos os graduados do Mestrado em Finanças da CATÓLICA-LISBON, 97% dos quais obtêm emprego até três meses após o final do programa, com um salário inicial que aumenta 110% nos primeiros três anos, um desempenho que coloca a CATÓLICA-LISBON na 2ª posição mundial nesta área.

O mestrado funciona ainda como porta de entrada para uma carreira internacional, sendo a 17ª melhor escola do mundo na progressão de carreira dos seus graduados. 

 “É uma honra termos o nosso Mestrado em Finanças no Top 20 mundial na média dos últimos três anos. E este ano alcançámos a 2ª posição mundial em progressão salarial dos nossos graduados o que é indicativo da sua qualidade e excelente preparação. A excelência dos nossos graduados leva a que rapidamente sejam promovidos e valorizados, mais do que duplicando o seu salário inicial”, salienta Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON.

 “Continuaremos a nossa missão de receber os melhores alunos de Portugal e de toda a Europa para lhes proporcionar uma carreira em Finanças verdadeiramente internacional, com uma sólida formação analítica e forte conhecimento do setor financeiro, permitindo-lhes ter um impacto positivo nas empresas e sociedade”, acrescenta.

Mestrado do ISEG é 23.º

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management registou uma subida de 11 posições no ranking de mestrados em Finanças do Financial Times 2023, ascendendo ao 23º lugar do mundo e integrando o Top 21 Europeu, naquela que representa a maior subida entre todas as escolas classificadas.

O Mestrado em Finanças do ISEG foi reconhecido como a melhor opção em relação custo-benefício em Portugal, ocupando a 12ª posição no mundo, bem como a escola que proporciona o segundo maior aumento salarial no país. A tabela do Financial Times destaca a eficácia da rede de alumni e dos serviços de carreira do ISEG, tendo classificado a instituição como a melhor a nível nacional nestes dois indicadores. O ISEG orgulha-se ainda de integrar um grupo restrito de apenas 12 escolas no mundo, duas em Portugal, em que a totalidade dos graduados encontram emprego em menos de três meses.

O compromisso da Escola do Quelhas com a sustentabilidade também se destaca pela positiva, obtendo, ex aequo, a melhor classificação em Portugal no que diz respeito à pegada ecológica. Considerado o segundo melhor Mestrado em Finanças em termos de Satisfação Geral no país, o ISEG solidifica, assim, a sua posição como uma das principais escolas de finanças em Portugal.  

 A entrada do Master in Finance no Top 23 mundial e Top 21 europeu, acompanhada pela subida de 11 posições face ao ano passado, reflete, por um lado, a qualidade do ensino nesta área e, por outro, o empenho e esforço coletivo de toda a equipa, alunos e alumni. É um testemunho do compromisso contínuo do ISEG em oferecer uma educação de excelência, reafirmando a nossa posição como uma das melhores escolas de economia e gestão do mundo”, afirma João Duque, Presidente do ISEG – Lisbon School of Economics & Management.

 

 

ISCTE tem 45.º Mestrado em Finanças do mundo

A ISCTE Business School tem o 45.º melhor mestrado de Finanças do mundo, destacando-se pelo facto de os seus antigos estudantes serem os que mais evoluem dentro das empresas que integram.

“Esta distinção internacional é o reflexo da qualidade da nossa oferta formativa ao nível de Finanças, pioneira em Portugal, uma vez que oferece aos seus antigos estudantes a progressão de carreira mais rápida ao nível nacional e a 10ª ao nível mundial”, afirma Maria João Cortinhal, Dean da Iscte Business School. “Pretendemos dar continuidade ao excelente trabalho que temos desenvolvido, apostando na preparação de profissionais que venham a dar respostas às necessidades do mercado, em virtude de gozarmos de uma tradição na oferta formativa na área de Mercados Financeiros e Finanças Corporativas”.

Maria João Cortinhal assume que a Iscte Business School pretende “continuar a cumprir a missão de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas, preparando e desenvolvendo líderes responsáveis com a capacidade de criar um impacto positivo nas organizações e na sociedade, no mundo globalizado de hoje”.

Este ranking do Financial Times avalia categorias como a progressão de carreira, salário, situação profissional três meses após a conclusão do mestrado e igualdade de género. A Iscte Business School é a escola portuguesa com maior equilíbrio de género no corpo docente (48% do sexo feminino), sendo que 40% do Concelho Consultivo é composto por mulheres. É, também, uma das instituições em que mais docentes detêm doutoramento (99%).

 

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.