[weglot_switcher]

Quatro militares constituídos arguidos no caso dos Comandos

Ministério Público notificou dois oficiais e dois sargentos a comparecer esta terça-feira no DIAP, no âmbito das investigações ao caso do curso dos Comandos que vitimou dois militares.
25 Outubro 2016, 16h27

Dois oficiais e dois sargentos foram esta terça-feira constituídos arguidos, no âmbito das investigações ao 127º curso de comandos em que morreram dois militares.

De acordo com o DN, o Ministério Público notificou quatro arguidos para comparecerem esta tarde nas instalações do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) para prestarem declarações e serem formalmente constituídos como arguidos.

Tratam-se de dois sargentes que terão estado presentes no primeiro dia do curso de comandos e dois enfermeiros – um homem e uma mulher – que falharam o socorro imediato prestado aos onze militares deste curso acabaram por ser assistidos no Hospital. O Correio da Manhã avança que os militares estiveram quase duas horas sem assistência médica.

Recorde-se que o 127º curso dos Comandos teve início no dia 4 de setembro no Campo de Tiro de Alcochete e que nesse mesmo dia um dos militares morreu e outro foi transferido para o Hospital com sintomas de rabdomiólise, acabando por morrer uma semana depois, por falência hepática. Outros nove militares foram internados nos três dias seguintes.

A causa apontada para este caso foi um “golpe de calor”. O Exército suspendeu o curso durante uma semana e abriu um inquérito interno para apuar o que terá acontecido exatamente naquele dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.