[weglot_switcher]

Queda de avião russo foi causada por erro humano ou técnico, não terrorismo

As operações de busca ainda não terminaram e contam com mais de 3,000 pessoas e 32 navios.
  • REUTERS/Yevgeny Reutov
26 Dezembro 2016, 09h19

A queda de um avião militar russo na manhã deste domingo terá sido causada por um erro humano ou técnico, mas não por um ataque terrorista, afirma o ministro dos Transportes russo Maksim Sokolov. As investigações no local continuam hoje, enquanto o país assinala um dia de luto nacional.

Ainda não há conclusões sobre as razões para a queda do avião, mas terrorismo não está entre as principais teorias, segundo explicou o ministro, em declarações às televisões russas citadas pela Bloomberg.

Uma das razões pelas quais se colocou a hipótese de ataque terrorista foi o facto de a tripulação não ter comunicado qualquer problema, antes de o avião ter desaparecido dos radares às 02h25 (hora de Lisboa).

As operações de busca ainda não terminaram e contam com mais de 3,000 pessoas na equipa de salvamento e 32 navios. As equipas, que incluem 100 mergulhadores, encontraram destroços do avião e recuperaram 11 corpos.

Pensa-se que os 84 passageiros e oito membros da tripulação terão morrido todos com o embate no Mar Vermelho que ocorreu apenas dois minutos depois da descolagem na cidade de Sochi. O destino do avião Tu-154 era a Síria e entre os mortos estão cantores do Coro do Exército Vermelho que iam atuar numa festa de ano novo numa base aérea, mas também nove jornalistas e um médico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.