[weglot_switcher]

Quer trabalhar na Ryanair? Prepare 3.500 euros (só) para o curso

Formação é custeada pelos candidatos que, caso não passem no crivo da transportadora, serão reembolsados com exceção dos 500 euros da inscrição.
19 Fevereiro 2018, 14h16

A transportadora aérea Ryanair está a recrutar tripulantes de cabine em diferentes cidades europeias, realizando, só esta semana, um total de 10 sessões.  A entrevista, a cargo da associada da Ryanair, Crewlink, é grátis, mas se o candidato for selecionado terá de pagar o curso de formação, realizado pela mesma empresa, que custa 3.499 euros.

As condições de recrutamento da low cost são notícia na publicação espanhola “Diario de Mallorca”, que explica: Mal acaba a entrevista, é formalizada a inscrição. O candidato tem, então, duas opções: paga antecipadamente cerca de 2.400 euros, beneficiando de um desconto de 600 euros ou compromete-se a pagar cerca de 3.000 euros após a realização do curso, deduzindo-os do salário. Os restantes 500 euros correspondem ao pagamento da taxa de inscrição.

E se não for aprovado no curso? Se isso acontecer, a empresa compromete-se a reembolsar o montante avançado, com exceção da taxa de inscrição. Segundo a Crewlink, a inscrição não é reembolsada para obrigar a que haja empenhamento total do candidato com a formação.

A alimentação durante as seis semanas de formação não está incluída naquele valor, nem o alojamento, nem nenhuma outra despesa.

A Ryanair garante, no entanto, que a taxa de aprovação é de 96% e oferece um contrato fixo de três anos, um salário inicial de 1.200 euros e “descontos de viagem”.

“É um método de contratação que serve apenas para precarizar ainda mais as condições do trabalhador”, denuncia Antonio Escobar, representante do Sindicato Independiente de Tripulantes de Cabina, citado na notícia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.