[weglot_switcher]

Real Madrid e Liverpool. Quem leva a melhor no duelo dos números?

Duas das seis equipas mais valiosas do mundo vão defrontar-se amanhã, na final da Liga dos Campeões. Dentro de campo, não sabemos quem vence, mas fomos analisar os números fora dele.
27 Maio 2022, 21h00

Amanhã é dia de final da Liga dos Campeões. Real Madrid e Liverpool defrontam-se em Paris, a partir das 20 horas, num duelo de titãs entre duas equipas que têm dos planteis mais caros do mundo. Em campo, vão estar dois dos quatro jogadores com maior valor monetário, de acordo com os dados do site especializado ‘Transfermarkt’.

Não é por acaso que a prova maior da UEFA é muitas vezes descrita como a “liga milionária”. A competição junta as melhores e mais valiosas equipas do mundo e a final deste ano é prova disso.

O Liverpool, avaliado em 900,5 milhões de euros, tem o terceiro plantel mais valioso do mundo, só ultrapassado pelo Manchester City e o Paris Saint Germain. Destaque para o internacional português Diogo Jota, avaliado em 60 milhões de euros.

Na sexta posição segue o Real Madrid, avaliado em 756,5 milhões, o que lhe vale o posto mais alto entre as equipas do futebol espanhol. Se, nos valores coletivos, esta final deixa água na boca, os valores individuais vão pelo mesmo caminho, com alguns dos jogadores mais bem cotados a estarem presentes em Paris.

É que, tanto Mohammed Salah (Liverpool) como Vinicius Junior (Real Madrid), estão avaliados em 100 milhões de euros, o que os coloca igualados na terceira posição do ranking dos jogadores mais valiosos.

A nível dos valores embolsados com o decorrer da competição, também aqui os valores são astronómicos. Fora as receitas com os direitos de transmissão (300,3 milhões que vão ser divididos por todas as equipas consoante os resultados), o Liverpool já garantiu um encaixe na ordem dos 80 milhões, enquanto o Real se aproxima dos 78 milhões. Ainda assim, a equipa que levantar o troféu vai encaixar mais 4,5 milhões de euros.

Também no histórico de conquistas da competição, este é um duelo de titãs. Os madridistas lideram a lista de forma isolada, com 13 conquistas da Liga dos Campeões, enquanto o Liverpool venceu por seis vezes a prova, o que vale à equipa inglesa o terceiro posto, empatada com o Bayern. Caso vençam em Paris, os ‘reds’ vão chegar aos sete títulos e igualar o AC Milan no segundo lugar deste ‘ranking’ particular.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.