[weglot_switcher]

Receitas da liga portuguesa de basquetebol subiram 25% em 2022

Em declarações ao Jornal Económico, Manuel Francisco Fernandes sublinha que as ligas masculina e feminina estão em forte crescimento, nomeadamente ao nível do público nos pavilhões. Sublinha ainda a importância de transmitir valores através do desporto. A country manager em Portugal da Betclic, por seu turno, deixou clara a satisfação relativamente à parceria e reforçou a equidade existente entre as duas competições.
  • Manuel Francisco Fernandes lado a lado com Pureza Vasconcelos e Sousa, na Liga Betclic Awards.
13 Maio 2023, 11h30

As receitas da liga portuguesa de basquetebol registaram um aumento homólogo das receitas na ordem de 25% em 2022. tem vindo a seguir a mesma tendência de crescimento, nas temporadas passadas. Um crescimento que continua a verificar-se, após a subida de 18% na temporada 2020/21, face à anterior.

Patrocinada pela casa de apostas Betclic, as ligas masculina e feminina de basquetebol, estão “cada vez mais” apetecíveis, na medida em que cada vez mais clubes querem estar presentes “nas principais competições”, de acordo as palavras do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) ao Jornal Económico (JE). Prova disto é o sucessivo aumento das receitas, que fica patente nos números.

À margem do evento Liga Betclic Awards, que reuniu profissionais da modalidade e onde foram premiados alguns dos melhores das duas competições, Manuel Francisco Fernandes referiu que a tendência de melhoria está relacionada com o que considera ser uma evolução das ligas, que fica particularmente patente nos números de pessoas a assistir aos jogos.

Num total de 337 jogos que tiveram lugar na temporada passada (2021/22), entre as ligas masculina e feminina, foi registado um total superior a 103 mil espetadores a marcarem presença. Um número já largamente ultrapassado esta época, em que quase 134 mil espetadores entraram nos pavilhões para verem as 301 partidas já realizadas (ainda está por terminar a prova masculina, depois de a feminina ter sido concluída na passada quarta-feira).

De acordo com o responsável, existe uma maior competitividade, que torna as provas “mais atrativas”, de tal forma que o entusiasmo ao nível do público é cada vez mais evidente. Em simultâneo, o responsável sublinha a visão que tem sobre o impacto positivo que aquelas competições podem gerar na sociedade.

“Somos inovadores, estamos à frente, defendemos valores. Os valores da diversidade, da inclusão, da equidade, da igualdade de oportunidades que estamos a dar à liga feminina e à liga masculina”, garantiu o presidente da FPB, além de sublinhar também a importância de mostrar “o desporto como uma festa” a quem acompanha qualquer uma das duas provas.

O projeto é uma união entre a FPB e a Betclic. A casa de apostas online é patrocinador principal e dá nome à competição desde 2021. Juntas, as duas organizações trabalham em prol de fazer “mais e melhor”, no presente e no futuro.

Uma visão que é partilhada pela country manager da Betclic em Portugal. Pureza Vasconcelos e Sousa falou ao JE à margem do mesmo evento. De acordo com a própria, trata-se de uma gala que “visa distinguir os principais protagonistas do basquetebol a nível nacional e também de chamar a atenção para a crescente qualidade da organização dos jogos dos atletas e da modalidade em geral”, sublinha, antes de fazer referência ao crescimento do basquetebol em Portugal, a todos os níveis.

“Há mais gente nos pavilhões, há mais audiências nas transmissões, há mais receitas para distribuir, há mais visibilidade para todos os parceiros”, refere, além de mostrar satisfação com os resultados da parceria entre as duas partes até ao momento.

A responsável reforça a importância de “chamar a atenção para a importância de dar igual oportunidade e iguais condições a ambas as ligas. O caminho é esse”, reitera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.