Recorde. EDP Renováveis atinge os 20 euros por ação

Desde a operação de entrada em bolsa em junho de 2008, a ação da EDP Renováveis valorizou 151% no espaço de 12 anos.

DCIM100MEDIADJI_0313.JPG

A EDP Renováveis superou pela primeira vez a marca dos 20 euros por ação. A companhia do grupo EDP, atingiu os 20,20 euros na sessão desta quinta-feira, com uma subida de 2,12%

Na sessão desta quinta-feira foram negociadas 122 mil ações, com a elétrica a ter agora uma capitalização bolsista de 17,58 mil milhões de euros.

Desde a operação de entrada em bolsa em junho de 2008, a ação já valorizou 151% no espaço de 12 anos.

A cotação da EDP Renováveis já supera largamente a do grupo EDP que sobe 0,54% para 4,87 euros, com uma capitalização bolsista de 19,21 mil milhões de euros.

A produtora de eletricidade renovável está a beneficiar da conclusão da compra energética espanhola Viesgo que inclui os ativos renováveis da empresa, que conta com 24 centrais eólicas e duas centrais mini-hídricas em Portugal e Espanha. O braço da Viesgo para as renováveis conta com uma capacidade instalada total de 500 megawatts (MW), e está avaliada em 565 milhões de euros.

Ao mesmo tempo, a EDP Renováveis concluiu esta semana a venda de ativos eólicos em Espanha, com potência de 242 megawatts, por 450 milhões de euros à portuguesa Finerge. São sete centrais eólicas localizadas nas comunidades da Catalunha e de Castela e Leão.

João Manso Neto, histórico líder da EDP Renováveis, encontra-se suspenso por decisão judicial no âmbito do processo dos CMEC. O gestor já anunciou que não vai regressar à liderança da EDPR e já informou da sua indisponibilidade para “integrar qualquer lista de candidatura aos órgãos sociais da EDP para o mandato (2021-2023)”.

Os acionistas convidaram o presidente interino do grupo EDP a submeter uma proposta para a composição do conselho de administração executivo para o próximo mandato. Os acionistas da elétrica querem que seja realizada uma assembleia-geral de acionistas em janeiro de 2021 para eleger os membros do conselho de administração executivo para o mandato 2021-2023.

Recomendadas

Lusíadas Saúde desliga iluminação externa de todos os hospitais e clínicas a partir de 1 de outubro

Esta ação vai implicar desligar a sinalética externa de todos os edifícios, designadamente a iluminação de carater informativo ou decorativo das fachadas dos edifícios pertencentes ao Grupo, tais como lonas e estandartes publicitários, bem como a iluminação de jardins.

Phenix assegura 15 milhões de euros para reduzir o desperdício alimentar

Com este apoio financeiro, a Phenix, que faz parte do movimento Tech For Good, espera atingir a meta dos 10 milhões de downloads na sua aplicação móvel anti desperdício e poupar mil milhões de refeições de serem desperdiçadas até 2024.

Amanhã: Conheça o futuro das TIC na Mesa Redonda do Jornal Económico

O evento organizado pelo Jornal Económico decorre esta sexta-feira, no ISEG, em Lisboa. Na mesa, estão temas como os desafios e tendências da cibersegurança, bem como as dificuldades que a transformação digital trás às empresas. Acompanhe em direto na JE TV.
Comentários